O Núcleo de Documentação (NDC) é o órgão coordenador e executor do projeto de organização do acervo arquivístico da Seção Judiciária do Estado do Rio. Iniciado em maio de 2004, faz parte do programa Memória Institucional da Justiça Federal do Rio de Janeiro, e tem por objetivo recuperar e organizar o acervo histórico da instituição.
A Justiça Federal do Rio tem um dos conjuntos de arquivos judiciais mais antigos do Brasil. Seus documentos mais velhos datam da época do Império, e mais de um século da história do direito se encontra em estado precário de conservação e sem qualquer registro que possibilite a pesquisa e a recuperação de informações. Peças valiosas, como petições assinadas por Rui Barbosa ou Evandro Lins e Silva, correm risco de serem perdidas.
Em 2002, o TRF iniciou o programa Memória Institucional para evitar a perda desse tesouro histórico. Dois anos mais tarde, começou o projeto Organização do Acervo Arquivístico da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, coordenado e executado pelo NDC, por meio de acordo firmado entre a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e o TRF.
Há seis meses, uma equipe – dentre pesquisadores, arquivistas, técnicos e bolsistas da UFF – trabalha com uma massa documental de mais de 200 metros cúbicos. Os objetivos do NDC são identificar e descrever os documentos, recuperar sua integridade física, processá-los eletronicamente em uma base de dados referencial e armazená-los de maneira que o acesso a eles seja otimizado e disponibilizado para pesquisadores.