Reportagem: Bernardo Tonasse
Toneladas de alimentos arrecadados e uma rádio comunitária relançada. Foi o que rendeu o show promovido pelo Trote Cultural, que atraiu milhares de pessoas para o Campus do Gragoatá na semana passada.
No último dia 11, as pessoas puderam dançar ao som de Luiz Melodia, Renato Piau, Fred Martins, Canamaré, Arthur Maia e Cláudio Salles & Os @liens no Campus do Gragoatá. O ingresso? Um quilo de alimento não-perecível. A equipe responsável pelo recolhimento da comida cansou de tanto empilhar sacos de arroz, feijão, fubá e outros víveres, mas não desanimou. Afinal, era “por uma boa causa”, diziam.
A boa causa arrecadou 2,5 toneladas de alimentos e atraiu por volta de 5 mil pessoas ao campus, segundo estimativa dos organizadores. O sucesso foi tanto que veio gente até do interior do estado. Juliana Botteri, 20 anos, e Marina Narcizo, 19, estudantes do segundo período de Psicologia, vieram de Rio das Ostras, para ver Luiz Melodia. Mas não são as únicas. Segundo elas, pelo menos 30 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro), vieram para o show promovido pelo Trote Cultural. Recém-ingressa na UFF, Juliana sente falta de entrosamento entre os alunos de Niterói e Rio das Ostras. “O Puro está meio separado da turma daqui. A gente queria ficar a semana toda, mas só deu para vir hoje”, diz. Marina reforça a idéia: “Espero hoje pode conhecer gente nova e ter contato com as pessoas.”
Rádio Pop Goiaba
Os músicos do Canamaré estavam muito animados com o evento. “Faltam iniciativas como essa (a Rádio Pop Goiaba – 104.1 FM) em Niterói e no Rio. As bandas que não podem pagar o ‘jabá’ (regalias que as grandes gravadoras concedem às rádios a fim de promoverem seus músicos) quase não têm espaço por aqui. Uma rádio como a Pop Goiaba (que tem uma postura antijabá) vai servir como vitrine para a cena musical de Niterói”, afirma Rick Daher, guitarrista do grupo.
A Rádio Pop Goiaba havia sido fechada pelo Ministério das Comunicações, em abril de 2004. Entretanto, após muita luta, foi colocada novamente no ar. O show do Trote Cultural marcou a reabertura da emissora.