Notícia

Vestibular 2008 da UFF começa no feriado do dia 15 de novembro

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os mais de 49 mil e 200 candidatos ao vestibular da Universidade Federal Fluminense devem ficar atentos às regras a serem cumpridas nos dias de prova do Vestibular 2008. Diferentemente dos outros anos, em que eram realizadas no mês de janeiro, as duas etapas do concurso serão realizadas neste ano: a 1ª fase, no dia 15 de novembro e a 2ª, no dia 9 de dezembro de 2007. Aqueles que concorrem a uma vaga para o curso de Arquitetura e Urbanismo farão a prova de Expressão Plástica no dia 11 de dezembro.
A mudança nas datas do Vestibular 2008 permitirá que todos os calouros, a partir do próximo ano, iniciem suas atividades acadêmicas ao mesmo tempo. Essa uniformidade no ano letivo da UFF não era possível em função do antigo calendário de provas. “Os alunos que passavam por meio das listas de reclassificação, muitas vezes, começavam suas atividades acadêmicas com até um mês de atraso”, explicou o coordenador do Vestibular, professor Néliton Ventura.
Neste ano, a boa nova é que 100% dos candidatos farão seus exames na região (Ingá, Região Oceânica, Icaraí, Santa Rosa, Centro, São Gonçalo, Baixada Fluminense, etc.) que escolheram no ato da inscrição. Assim, eles não necessitarão fazer grandes deslocamentos da sua casa até os locais de prova. Segundo Néliton Ventura, a medida não só traz conforto aos candidatos, como contribui para a tranqüilidade no trânsito de Niterói, que ficava tumultuado nos dias de provas do vestibular da UFF.
Horário de chegada – Os candidatos deverão chegar aos locais de prova às 8h, e os portões se fecharão às 8h50, impreterivelmente. As provas terão quatro horas e 30 minutos de duração, começando às 9h e terminando às 13h30. Aqueles que não chegarem ao local de provas no horário determinado serão automaticamente desclassificados do concurso.
Segurança – Normas rígidas quanto à segurança nos locais de prova serão implantadas pela Coordenação do Vestibular (Coseac). Uma novidade será a utilização da identificação do candidato por meio da sua impressão digital. Além disso, existe uma lista de itens que são proibidos: telefone celular, pager, bip, alarme de carro, chapéu, boné (ou similares), calculadora, lápis, borracha, canetas que não sejam aquelas de tinta azul e corpo transparente. A entrada de relógios também não será permitida, mas o candidato não precisa se preocupar quanto ao tempo das provas. Haverá dois marcadores de tempo que farão o controle dentro das salas, a cada meia hora e nos últimos 15 minutos de prova.
Os candidatos que estiverem impossibilitados de fazer as provas nos locais determinados, por motivo de doença, poderão ter a prova trazida até ele, ou realizá-la em locais determinados (em caso de doenças contagiosas). Para isso, é necessário que comuniquem o fato à Coseac até às 16h do dia anterior à prova. Já os portadores de necessidades especiais também terão atenção especial nos dias de vestibular e terão uma hora a mais para concluírem suas provas com tranqüilidade.

Pular para o conteúdo