O Conselho Universitário da UFF vota, nesta terça-feira, 23 de outubro, às 9h, no Cine Arte UFF, o projeto da universidade para adesão ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do MEC). O projeto sofreu alguns ajustes, e a versão final está disponível. A votação será nominal e aberta.
De acordo com o Grupo de Trabalho da UFF sobre o Reuni, uma das correções atende a várias preocupações que vêm sendo trazidas pela comunidade universitária sobre o aumento estimado nas matrículas de pós-graduação, que tem sido considerado alto, gerando receio de que a meta não viesse a ser cumprida.
Com a correção feita, passa a ser previsto um aumento médio de 10% ao ano, e a média de aumento anual tem sido de 15,18%, de 1998 a 2006. Assim, o GT considera que há agora uma margem de segurança bem mais confortável, e, como se pode verificar no projeto, que o impacto dessa mudança na relação aluno/professor foi bastante pequeno.
A segunda correção foi relativa ao Pólo de Rio das Ostras, cujo texto anterior não correspondia às expectativas da comunidade do pólo.