Notícia

Sessão do Conselho Universitário para deliberar sobre adesão ao Reuni é suspensa

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O reitor da UFF, professor Roberto Salles, suspendeu na manhã desta terça-feira, 23, a sessão do Conselho Universitário (CUV), por ele presidido, que seria realizada no Cine Arte UFF, na Reitoria, para deliberar sobre a adesão da UFF ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do MEC).
Salles declarou aos presentes ao Cine Arte que a reunião estava suspensa por considerar antidemocrátrica a atitude de um grupo de estudantes de bloquear o acesso ao saguão da Reitoria e assim não permitir a entrada dos funcionários para trabalhar.
O bloqueio foi feito por integrantes do movimento que mantém estudantes acampados no saguão da Reitoria, desde abril deste ano, e no Campus do Gragoatá. Eles reivindicam a construção de moradia estudantil, que tem um projeto já apresentado ao Conselho Universitário e que depende de recursos orçamentários para sua execução.
De acordo com representantes do movimento unificado na UFF contra o Reuni, formado pela Associação dos Docentes da UFF (Aduff), Sindicato dos Trabalhadores da UFF (Sintuff) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), o bloqueio que impediu os funcionários da Reitoria de entrarem no prédio não teve apoio dessas representações, que compareceram à sessão do Conselho Universitário com centenas de manifestantes contra o Reuni. O movimento unificado da Aduff, Sintuff e DCE protestou contra a suspensão da reunião e permaneceu no Cine Arte UFF, em assembléia, com a presença de parte dos conselheiros do CUV.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a uma semana de acabar o primeiro prazo (29/10) de apresentação de propostas ao Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), os conselhos universitários de 12 universidades federais já votaram a adesão de suas instituições ao programa, das quais as universidades federais do Amazonas, Bahia, Brasília, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins tiveram suas propostas aprovadas nos conselhos e as federais de Grande Dourados, Mato Grosso, São Carlos e Viçosa aprovaram a adesão e finalizam suas propostas esta semana.
A votação do projeto da UFF para o Reuni será nominal e aberta.

Pular para o conteúdo