Notícia

Projeto registra memória e história de comunidades negras do Estado do Rio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Na sexta-feira, 28 de setembro, ocorreu na Fundação Casa de Rui Barbosa o pré-lançamento de DVD do projeto “Jongos, calangos e folias: memória e música negra em comunidades rurais do Rio de Janeiro”. O projeto pretende inventariar e registrar expressões musicais negras no estado, especialmente no Vale do Paraíba e litoral sul fluminense, bem como a memória e a história das comunidades negras protagonistas das manifestações culturais em foco.
Realizado pelo Laboratório de História Oral e Iconografia (Labhoi) e o Núcleo de Pesquisa em História Cultural (Nupehc), com patrocínio da Petrobras, o trabalho é coordenado pelas professoras Hebe Mattos e Martha Abreu, do Departamento de História da UFF.
Além da exibição, o pré-lançamento contou com debates e a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado. Segundo ele, o lançamento deverá ser em novembro.

Pular para o conteúdo