Notícia

Programa Vida no Campus comemora dez anos de criação

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Programa Vida no Campus, criado por Dalva Moraes Pinheiro e coordenado por Liorno Werneck, é constituído por uma equipe de professores, técnicos, alunos e diversos colaboradores da UFF e outras instituições. O projeto visa à investigação da interação humano-ambiental a partir das ciências humanas sem, contudo, excluir a permanente colaboração das demais ciências, da arte, da filosofia e das práticas tradicionais populares. Em comemoração dos seus dez anos de criação, o Programa Vida no Campus vai realizar dois eventos visando às ações socioambientais.
No dia 24, a mesa-redonda “Aquecimento Global e a Questão da Água” promoverá intercâmbio de informações sobre o aquecimento no planeta e sua repercussão sobre a disponibilidade de água doce, em debate com técnicos do Instituto Estadual de Florestas do Estado do Rio. O encontro ocorrerá às 18h, no Campus do Gragoatá, auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Bloco O, São Domingos, Niterói.
No dia 25, às 16h, e no mesmo local, outra mesa discutirá a “Agenda 21 Local e as Questões do Campus”, com apresentação dos resultados da pesquisa “Fale do Campus” sobre os problemas ambientais locais indicados pela comunidade universitária.
Atualmente, o programa comporta os seguintes projetos: Casa das Plantas, Caminhadas de Sensibilização e Vivências, Controle da População de Pombos, Curso de Agente Ambiental, Descobrindo o Campus com as Crianças, Fauna Silvestre do Campus, Manejo Racional de Resíduos, Oficinas de Arte Ecoterapêuticas, Plantios no Campus e Recuperação dos Jardins do Campus.
Também desenvolve trabalhos de forma associada com instituições sem fins lucrativos voltadas para a solução de problemas socioambientais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Vida no Campus conta com os seguintes parceiros na realização dos projetos: Ibama/RJ – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Niterói, Pró-Reitoria de Extensão da UFF, ICHF e a Cooperativa de Coletores de Resíduos da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O Programa Vida no Campus está sediado no Campus do Gragoatá, Bloco O, sala 322.

Pular para o conteúdo