À COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
As universidades federais vivem um momento importante de decisão em relação ao programa REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
Trata-se de uma oportunidade ímpar, não apenas para uma significativa captação de recursos para a universidade, mas também para que ela assuma compromisso com a ampliação do acesso ao ensino superior e com a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Por esta razão, um projeto foi elaborado por membros da comunidade universitária após inúmeras discussões nas diversas unidades acadêmicas da UFF.
Este debate tem sido obstruído por ações com foco político-partidário e por sucessivas invasões da Reitoria, limitando a livre discussão sobre o projeto da UFF no Conselho Universitário (CUV).
Em particular, desde a noite de ontem, 22 de outubro, a Reitoria foi, mais uma vez, invadida, na véspera da decisão do CUV sobre o REUNI. Dessa forma, foi vedado o direito de ir e vir de professores, funcionários técnico-administrativos e alunos. De fato, um ato cerceador de direitos e constrangedor da liberdade de expressão e decisão dos conselheiros do CUV.
Neste sentido, decidimos suspender a reunião do CUV para garantir o direito, a liberdade e o respeito pela instituição, adotando também as medidas cabíveis para que a universidade não fique mais refém de ações como essa.
Além disso, buscando ampliar o diálogo e a superação de diferenças, estamos retirando de pauta o projeto da UFF para o REUNI, e remetendo-o para a Comissão de Orçamento e Metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF.
Ao mesmo tempo, todos os departamentos de ensino, colegiados de curso de graduação e pós-graduação, colegiados de unidade, diretórios acadêmicos e sindicatos estão convidados a emitir parecer, com sugestões e críticas, e encaminhá-lo à Comissão de Orçamento e Metas do PDI para a consolidação do projeto que será apreciado pelo Conselho Universitário.
Lembramos a todos que a data limite para apresentação da proposta da UFF ao MEC para aporte de recursos em 2008 é 17 de dezembro.