No dia 8 de outubro, às 19h, a Divisão de Música do Centro de Artes UFF destaca a música coral em sua programação, com a apresentação do grupo vocal Boca que Usa, no Teatro da UFF, dentro do projeto Segundas Eruditas, Série Música Coral. Fundado em 1997, o grupo niteroiense, composto por 15 integrantes, formou seu nome a partir de um jogo de palavras com o termo italiano “bocca chiusa” (boca fechada), fazendo justamente o oposto e interpretando canções eruditas e populares.
No programa, há obras que vão desde a Idade Média até o contemporâneo, com peças de Bach, Monteverdi, Ronaldo Miranda, Thomas Tomkins, Herbert Howells, Ernest Widmer, Astor Piazzola, Tom Jobim, Lennon e McCartney, Villa-Lobos e Carlo Gesualdo, dentre outros.
Um dos grupos vocais mais premiados do Brasil, com diversas medalhas de ouro conquistadas em concursos internacionais, o Boca que Usa também ganhou o direito de participar do Certamen de Coros de Tolosa, na Espanha, que se realizará neste mês, dias depois da apresentação na UFF.
Em junho de 2006, o grupo vocal transformou-se no coro que obteve o maior número de prêmios simultâneos na história do Concurso de Interpretación Coral de Musica Folklorica y Popular Sudamericana, obtendo Medalha de Ouro e a maior pontuação dentre os grupos participantes, além da Medalha de Ouro de Melhor Regência.
Organizado há dez anos pela Asociación Argentina para la Musica Coral, o concurso é um dos mais importantes da América Latina.
O Teatro da UFF fica Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Ingressos custam R$ 10 (meia-entrada para estudantes, servidores da UFF e maiores de 60 anos).