Notícia

Ex-aluna da UFF ganha prêmio nacional de arquitetura

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Dentre 476 projetos de graduação em Arquitetura inscritos no concurso Opera Prima 2006, o trabalho de Danielle Benedicto, recém-formada pela UFF, foi o vencedor. O Opera Prima, prêmio de maior importância dessa área no Brasil, foi disputado por alunos de 107 instituições.
Orientada pela professora Sonia Ferraz, Danielle propõe a reconstrução do “Cortiço 27”, localizado no bairro de São Domingos, em Niterói. O prédio de habitação popular foi destruído por um incêndio em 2002, que deixou famílias sem moradia.
Danielle Benedicto destaca o cunho social do projeto e lamenta a predominância de trabalhos de arquitetura voltados para o consumo e o lazer. “Ser arquiteto não é só isso. É um profissional que tem um papel social”, afirmou.
O prêmio Opera Prima conferiu reconhecimento acadêmico e profissional à proposta. Agora o objetivo de Danielle é ter o projeto concretizado. Para isso, ela busca parcerias com ONGs e empresas.
Para Sonia Ferraz, a premiação reflete a qualidade do curso de Arquitetura da UFF. A professora destaca a real possibilidade de reconstrução do “Cortiço 27” e elogia a proposta da ex-aluna: “Como orientadora, foi uma grande honra e um imenso prazer poder compartilhar e participar da seriedade e da riqueza desse processo”.

Pular para o conteúdo