Dentre 476 projetos de graduação em Arquitetura inscritos no concurso Opera Prima 2006, o trabalho de Danielle Benedicto, recém-formada pela UFF, foi o vencedor. O Opera Prima, prêmio de maior importância dessa área no Brasil, foi disputado por alunos de 107 instituições.
Orientada pela professora Sonia Ferraz, Danielle propõe a reconstrução do “Cortiço 27”, localizado no bairro de São Domingos, em Niterói. O prédio de habitação popular foi destruído por um incêndio em 2002, que deixou famílias sem moradia.
Danielle Benedicto destaca o cunho social do projeto e lamenta a predominância de trabalhos de arquitetura voltados para o consumo e o lazer. “Ser arquiteto não é só isso. É um profissional que tem um papel social”, afirmou.
O prêmio Opera Prima conferiu reconhecimento acadêmico e profissional à proposta. Agora o objetivo de Danielle é ter o projeto concretizado. Para isso, ela busca parcerias com ONGs e empresas.
Para Sonia Ferraz, a premiação reflete a qualidade do curso de Arquitetura da UFF. A professora destaca a real possibilidade de reconstrução do “Cortiço 27” e elogia a proposta da ex-aluna: “Como orientadora, foi uma grande honra e um imenso prazer poder compartilhar e participar da seriedade e da riqueza desse processo”.