Notícia

Nota de esclarecimento da Reitoria

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Sobre o incidente ocorrido no Campus do Valonguinho, no dia 25/10/05, a Universidade Federal Fluminense tem a informar que:
– A greve na UFF já durava, sem maiores transtornos, cerca de 60 dias. Assim como o direito de greve é assegurado aos que estão paralisados, é igualmente assegurado aos demais o direito de continuar trabalhando.
– Ocorre que na semana anterior ao incidente a Assembléia de alunos realizada na Faculdade de Educação, devido a divergências entre grevistas e não grevistas, terminou em tumulto, com agressões físicas e danos ao patrimônio da Universidade.
No dia 25/10/05 foram fechados pelo movimento grevista, os portões de acesso ao Campus do Valonguinho, impedindo o acesso de docentes, técnico-administrativos e alunos que ali trabalham e estudam.
Iniciou-se então um tumulto, até com agressões físicas, fatos esses documentados pela imprensa. Naquele momento sem a presença de policiais.
Fomos informados da gravidade e das conseqüências que poderiam advir e solicitamos então a presença da Polícia Militar com o intuito exclusivamente de garantir o direito constitucional de ir e vir, evitando danos à integridade física das pessoas envolvidas e ao patrimônio público.
Lamentamos os incidentes ocorridos e informamos que instauramos Comissão de Sindicância para apuração rigorosa dos fatos.

Pular para o conteúdo