Notícia

Niemeyer e MST visitam Museu de Arte Contemporânea

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Militantes do MST visitam o MAC de Niterói, em companhia do arquiteto Oscar Niemeyer, autor da obra. O encontro no museu, no dia 13, marca o início das atividades da Conferência Internacional “Pensamento e Movimentos Sociais na América Latina e Caribe”, que é realizada de 13 a 17 de outubro, no campus do Gragoatá, em Niterói.
Durante cinco dias estarão reunidos intelectuais e militantes de diversos países latino-americanos no encontro, promovido pela UFF, que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, a universidade das demandas da sociedade. Nesse sentido, a conferência oferece uma oportunidade de aproximação entre pensadores e personalidades expressivas de movimentos sociais da América Latina e Caribe.
Estão presentes o argentino Abílio Boron, presidente da Comissão Latino-americana de Ciências Sociais (Clacso), os professores universitários Antonio Melis, do Peru, e Edgardo Lander, da Venezuela, e Pablo Dávolos, assessor da Confederação Nacional Indígena do Equador, entre outros.
Evento faz parte do movimento Interlatinidades, da UFF
A conferência internacional faz parte da série de eventos do programa Interlatinidades, que a UFF promove nos meses de outubro e novembro, e que se iniciou com o encontro Diáspora Negra, no início do mês, terminarndo com a Agenda Acadêmica, de 7 a 11 de novembro.
“O espírito do encontro é o mesmo do curso Realidade Brasileira, promovido pela UFF, há dois anos, para capacitação de membros do MST”,diz a professora Adônia Prado, uma das organizadoras. Também durante a Agenda Acadêmica, diz ela, haverá uma atividade chamada “Movimento Social em Marcha”, sobre a marcha dos Sem Terra, realizada em maio, de Goiânia a Brasília, com exposição de fotos, vídeos, filmes e mesa-redonda com depoimentos dos participantes.

Pular para o conteúdo