Com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, teve início, hoje, no Teatro da UFF, o 3º Encontro de Culturas – Interculturalidades. O evento faz parte do Programa Interlatinidades, cujo objetivo é fomentar redes de cooperação e diálogo na América Latina.
“É importante que a universidade se coloque na linha de vanguarda do debate conceitual sobre tudo, tudo que diz respeito à cultura, à educação, ao conhecimento e à difusão de saberes. O que está se fazendo aqui é exatamente isso, o mundo latino-americano se reunindo para colocar seus temas, suas urgências na mesa”, afirmou o ministro.Para ele, a realidade latino-americana é pouco conhecida. “O Brasil vive de costas para o restante da América. Isso tem algumas razões naturais, como a língua. Somos o único país que fala português, todos os demais falam espanhol. Mas esse ciclo histórico de ausência do Brasil na América Latina tem sido superado agora, há iniciativas governamentais, acadêmicas, como é o caso desse encontro que se faz aqui na Universidade Federal Fluminense, que vão na direção de romper essa barreira”.
O 3º Interculturalidades acontece até o dia 6 de novembro. Confira a programação no endereço: www.uff.br/interculturalidades.