Notícia

UFF promove Seminário de Orientação Profissional

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Centro Tecnológico (CTC), juntamente com o Rotary Club Icaraí, iniciou na quinta-feira, dia 7 de outubro, no auditório da Escola de Engenharia, o Seminário de Orientação Profissional oferecido a alunos do ensino médio de colégios públicos e particulares de Niterói. O evento tem como objetivo orientar o estudante em sua escolha profissional por meio de palestras e debates ministrados por professores da universidade.
“Com essa iniciativa, a UFF contribui para que tenhamos contato com o curso de nosso interesse, além de nos informar sobre o mercado de trabalho na área tecnológica”, diz a aluna Natállia Géssica, do Colégio Estadual Joaquim Távora, que pretende se candidatar a uma vaga no curso de Engenharia Agrícola.
O presidente do Rotary Club Icaraí, Luiz Carlos Guimarães, ressaltou a importância de colaborar na orientação dos jovens, proporcionando uma visão mais precisa do que a universidade pode oferecer. “O aluno tem de escolher o curso que mais lhe atrai para trabalhar com motivação. E nossa intenção é orientá-los”, aconselha o diretor do CTC, professor Wainer da Silveira e Silva, ao falar sobre vocação em uma das palestras.
Durante o seminário, os alunos tiveram oportunidade de se informar sobre o vestibular e conhecer, além dos cursos de interesse, projetos desenvolvidos por estudantes da UFF. O projeto Minibaja, que consiste na construção do protótipo de um carro de alta performance, capaz de enfrentar obstáculos durante uma corrida, foi um dos que mais impressionaram os alunos. Durante a competição do ano passado, disputada entre diversas universidades do Brasil e de outros países como os Estados Unidos, a UFF obteve seu melhor resultado, ficando na segunda colocação.
“A UFF proporciona conhecimento, como esse projeto extracurricular, onde desenvolvemos aptidões, valorizadas no mercado, como trabalhar em equipe, exercício de liderança e capacidade de idealizar e realizar o seu projeto”, diz a aluna Rachel Kuan Zein de Mello Loh, de Engenharia Mecânica e integrante da equipe do Minibaja.
Esse seminário, anteriormente denominado Projeto UFF Espaço Aberto, implantado em 1993, esteve desativado e foi retomado em 1997 e 1998 com a parceria do Rotary Club Icaraí. Retorna, em 2005, por iniciativa do CTC, oferecendo orientação profissional relativa às áreas tecnológicas, pretendendo, posteriormente, estender-se a todos os cursos nos moldes dos projetos anteriores.
O Seminário de Orientação Profissional receberá nos dias 14, 19 e 21 de outubro os outros 15 colégios participantes.

Pular para o conteúdo