Muito samba no pé, forró e, principalmente, descontração. Assim foi a Festa da Primavera, que reuniu funcionários, professores e alunos da UFF, dia 30 de setembro, em um salão pra lá de animado na Reitoria. O clima é o mesmo durante as noites de terças e quintas-feiras, quando se realiza o curso “A divertida dança da longevidade com a prática da dança de salão”.
Além de aprender a fazer bonito na pista, os alunos têm um espaço para relaxar e combater o estresse. É o que afirma Sandra Teixeira da Silva, chefe de apoio administrativo da Proplan. Uma das idealizadoras do projeto – juntamente com os professores Hiram Fernandes, Luiz Andrade e o saudoso Firmino Marsico Filho –, Sandra diz que um dos principais motivos da procura pelo curso é a busca da melhoria da qualidade de vida. “As pessoas estão enjoadas de ginástica. Aqui é um lugar onde, ao mesmo tempo, elas podem adquirir uma postura melhor e elevar sua auto-estima. Acima de tudo, dançar é uma terapia.”
As aulas tiveram início em junho e, desde então, o curso já conta com 40 alunos. De acordo com Sandra, os participantes são bastante assíduos. Como Antonino Tadeo de Oliveira, da Assessoria Técnica do Reitor. “Estou aqui há dois meses e acho muito bom. O professor é bastante didático”, diz o servidor, que elegeu o samba e o forró como seus ritmos preferidos.
Já o professor Miguel Caldas Cueva, do Departamento de Matemática Aplicada, tem predileção pelo soltinho (ou fox) e pelo bolero. Mostrando talento no salão, Cueva diz que está animado com as aulas. “A turma é bem entrosada, e há muita amizade aqui”, diz, entusiasmado.
Com 12 anos de experiência no ensino de dança, Jairo Coutinho da Rocha dá ânimo e alegria nos participantes. Segundo o professor, quem se dedica de verdade consegue dançar num período de quatro meses. “Mas a dança é um eterno aprendizado”, completa.
Mesmo com todo o sucesso, o curso, segundo Sandra, anda precisando de uma “forcinha”. “Estão faltando cavalheiros para as damas. Muitas vezes, os cavalheiros de uma turma permanecem no salão para acompanhar as damas da próxima turma.” Alguém se habilita?