Na reunião com os reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes), realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a importância da autonomia universitária para que a universidade seja capaz de desempenhar sua missão. Em seu discurso, Lula ressaltou a importância do sistema federal de ensino e sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e científico do país.
Estiveram presentes ao encontro os ministros da Educação, Tarso Genro, da Casa Civil, José Dirceu, e da Previdência, Amir Lando, além da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazolla. Ela destacou a importância do tema da reunião para o futuro do ensino superior no Brasil. “A autonomia é condição necessária para que a universidade, que produz bens de conhecimento, possa de fato estar envolvida na inovação, incubação de empresas, em patentes, enfim, na política industrial e de desenvolvimento”.
De acordo com Ana Gazolla, Lula recebeu bem a proposta. Na presença do ministro da Educação, o presidente deixou claro que está de “portas abertas” para as negociações entre os dirigentes das universidades e o governo.