Notícia

Lula em encontro com as Ifes: “Minhas portas estão abertas para os reitores”

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Na reunião com os reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes), realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a importância da autonomia universitária para que a universidade seja capaz de desempenhar sua missão. Em seu discurso, Lula ressaltou a importância do sistema federal de ensino e sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e científico do país.
Estiveram presentes ao encontro os ministros da Educação, Tarso Genro, da Casa Civil, José Dirceu, e da Previdência, Amir Lando, além da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazolla. Ela destacou a importância do tema da reunião para o futuro do ensino superior no Brasil. “A autonomia é condição necessária para que a universidade, que produz bens de conhecimento, possa de fato estar envolvida na inovação, incubação de empresas, em patentes, enfim, na política industrial e de desenvolvimento”.
De acordo com Ana Gazolla, Lula recebeu bem a proposta. Na presença do ministro da Educação, o presidente deixou claro que está de “portas abertas” para as negociações entre os dirigentes das universidades e o governo.

Pular para o conteúdo