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Censo UFF 2004: um ‘raio X’ da universidade

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“Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? Como fazemos?” Esse é o mote do projeto – inédito nas universidades federais – que o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH–SRH) está iniciando para conhecer mais detalhadamente o quadro de pessoal técnico-administrativo ativo da universidade. O objetivo é obter subsídios para a implantação de políticas adequadas às necessidades da universidade, e, assim, aproveitar – e valorizar – todo o potencial de cada funcionário. A partir de 11 de novembro, os servidores receberão formulários para preenchimento: é o primeiro momento do Censo UFF 2004.
Uma universidade não é feita somente de equipamentos, instalações e boas diretrizes administrativas. Uma universidade é feita de pessoas. São os indivíduos de uma instituição que dão vida a salas de aula e laboratórios; são eles que transformam estratégias organizacionais em ações. Portanto, pensam os gestores de RH da UFF, o quadro de pessoal deve ser responsavelmente gerido, valorizado e desenvolvido, caso contrário, teorias corretas podem ser traduzidas em práticas inócuas.
Entretanto, para que a administração do pessoal seja eficiente, é necessário conhecê-lo. Pensando assim, o DDRH idealizou o Censo UFF, que, formalmente, denomina-se “Planejamento e controle do quadro de pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal Fluminense”. A iniciativa pretende ser um verdadeiro “raio X” da UFF, e servirá como ferramenta de diagnóstico para elaboração de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, redimensionamento da força de trabalho, bem como subsidiar a Comissão Específica nos procedimentos para a inserção dos servidores no plano de carreira (a ser implantado pelo governo federal em 2005).
Todos os setores serão pesquisados por meio de formulários individuais que somente os funcionários técnico-administrativos ativos deverão preencher. Nessas fichas, a serem distribuídas pelos secretários dos centros e unidades, deverão ser relatadas informações como lotação, data de ingresso na UFF, cargo formal, formação escolar, atividades desenvolvidas no trabalho, dentre outras.
Etapas
Esse dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo será o primeiro momento do projeto, e irá de 11 de novembro, começo da distribuição dos formulários, a 10 de dezembro, data limite do recolhimento das fichas.
Posteriormente, serão implementadas mais duas etapas. A próxima consistirá na análise do trabalho e da ambiência organizacional. Ao contrário da primeira fase, predominantemente quantitativa, a segunda conterá um levantamento qualitativo da execução das atividades dos servidores. Além disso, o ambiente de trabalho – físico, social, psicológico e de saúde – será estudado por profissionais especializados.
Terminada a fase de coleta e análise de dados compreendida pelas duas etapas anteriores, o projeto entrará em sua fase final. O terceiro momento será o de trabalhar em cima das informações obtidas. A partir de estudos e negociações, em nível institucional, será elaborada uma proposta de planejamento do pessoal da UFF, contemplando, dentre outras medidas, o oferecimento de cursos e treinamentos que se façam necessários, formulação de critérios para recrutamento de pessoal e melhoria das condições ambientais de trabalho. Desta forma, acreditam os gestores de RH da universidade, a força de trabalho será otimizada, valorizando e aproveitando ao máximo o potencial de cada profissional, com a pessoa certa na função certa.

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