A UFF, em parceria com a Prefeitura Municipal e instituições públicas e privadas de Niterói, elaborou projeto de participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre os dias 1º e 7 de outubro. Neste ano, o tema é “Terra”, voltado para a popularização da ciência.
Com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno da temática e destacar a importância e o impacto da ciência no desenvolvimento do país, a UFF promoverá atividades durante o período do evento, cuja abertura terá início às 18h30 no Teatro Municipal de Niterói. Unidades e departamentos da UFF participarão das atividades, a fim de unir ciência, tecnologia, cultura e arte, promovendo debates, seminários e painéis em diversos campi da universidade.
A partir do dia 3 de outubro, terão início os seminários de ciência e tecnologia. O primeiro abordará a questão dos aterros sanitários, com abertura às 18h, no Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha, São Domingos. Esse assunto tem sido bastante discutido em Niterói, devido à construção de um novo aterro no Morro do Céu, no bairro do Caramujo, proposta pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). O local fica ao lado do lixão no mesmo bairro, a oito quilômetros do Centro do município. O aterro teria vida útil de, pelo menos, 12 anos, segundo técnicos da Prefeitura.
O projeto está sendo discutido por moradores e ambientalistas. De acordo com a Clin, não existe, em Niterói, outro local tão adequado para a construção de um aterro de grande porte. Outro debate a esse respeito é a desapropriação de cerca de 150 famílias que moram no bairro do Caramujo. Os moradores desapropriados receberão indenização.
No dia 4 de outubro, a Escola de Engenharia vai sediar o seminário “Fontes de Energia e Meio Ambiente – Desafios da Tecnologia para a Sustentabilidade”, a partir das 8h. Podem participar professores, alunos, lideranças políticas e comunitárias e comunidade em geral. Programação e inscrições até 27 de setembro no site www.uff.br/labhidro.