O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, assinou nesta quarta-feira, 12, no Palácio Guanabara, decreto que cria o projeto Rio Genética. O objetivo é impulsionar a pecuária do estado por meio de tecnologia genética de ponta. Ao lado do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, veterinário formado pela UFF, e do superintendente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz, o governador anunciou que o Banco do Brasil entrará com o aporte financeiro de R$ 47 milhões. O reitor da UFF, Roberto Salles, foi convidado para a solenidade.
O Rio Genética fará uso da inseminação artificial e transferência de embriões para melhoria dos plantéis. O alvo é o pequeno e o médio produtor que terão assim a oportunidade de aumentar quantitativamente sua produtividade, e, principalmente, qualitativamente.
A UFF, por meio da pós-graduação da Faculdade de Veterinária, tem o projeto de pesquisa de biotecnologias da reprodução, inseminação artificial e transferência de embriões, do professor Luiz Altamir Nogueira. A parceria com o Rio Genética atende à universidade no ensino, pesquisa e extensão e vem ao encontro das linhas de pesquisa desenvolvidas pela Faculdade de Veterinária.