A ministra das Relações Internacionais do Quebec, Monique Gognon Tremblay está no Brasil com um grupo de diretores de escolas quebequenses para uma série de reuniões onde o objetivo é divulgar o intercâmbio de estudantes brasileiros ao Quebec assim como a imigração.
No dia 31 de agosto, a ministra reuniu-se com o reitor Roberto Salles, o assessor para Assuntos Internacionais, Jorge Abrão, e a professora Bernadete Porto, coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses da UFF, e discutiram o interesse da universidade em promover uma semana francófona.
Outro assunto abordado foi a dificuldade de alunos de instituições públicas realizarem o intercâmbio. Salles pediu atenção especial à UFF nessa questão. “Temos bolsas de estudos e podemos pensar em aumentar o número dessas bolsas para que mais estudantes sejam beneficiados”, disse Monique Gagnon. A ministra ainda informou o interesse do Quebec em mão-de-obra técnica, o que pode ser um bom caminho para estudantes que estejam interessados em realizar pesquisa naquela província, pensando inclusive na imigração.
Da parte da UFF, Abrão afirmou que a Assessoria para Assuntos Internacionais pretende realizar um concurso de contos e poesias em francês, com lançamento de livro reunindo os melhores textos.