Neste segundo semestre, os alunos do curso de Educação Física da UFF prepararam um trote diferente para recepcionar seus calouros. Com o apoio do projeto Trote Cultural UFF, no dia 6 de setembro, quinta-feira, às 8h, os alunos participarão da “Oficina da Bola” onde aprenderão a confeccionar uma bola de futebol feita de papel que pode ser usada em diversas partidas de futebol. O objetivo da realização da oficina é fazer com que os alunos repassem este conhecimento a crianças carentes, como uma nova alternativa de lazer.
Há seis anos, a Universidade Federal Fluminense assumiu oficialmente uma ação para mudar o perfil do trote universitário e criou o projeto Trote Cultural UFF.
Esse projeto incentiva a realização de atividades socioculturais que valorizam e respeitam os novos alunos, dando exemplos de cidadania, de respeito à vida e ao meio ambiente, preparando-os para que tenham não apenas uma formação de nível superior, mas também a consciência e a participação na construção de um Brasil mais justo.
O Trote Cultural UFF tornou-se elemento de integração entre os estudantes, a universidade e a sociedade, desenvolvendo atividades em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
As campanhas são realizadas no início de cada período letivo e contam com a participação de veteranos e calouros que ingressaram nos diversos cursos de graduação.