O 1º Simpósio Latino-Americano de Transparência nos Negócios, primeira iniciativa no Brasil que trata com múltiplas visões do tema ransparência, será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, no Salão Dourado do Hotel Glória, Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo curso de mestrado em Sistema de Gestão e o Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (Latec) da UFF.
O simpósio é dirigido a gestores de tecnologia da informação, executivos das áreas de comunicação e finanças, estudantes, professores, integrantes de ONGs, profissionais das áreas de direito e recursos humanos e todos os que queiram refletir, opinar e debater sobre propostas e soluções concretas e satisfatórias com foco empresarial na eficiência, agilidade, qualificação, competitividade e valorização de capital.
O objetivo é contribuir com a visão da academia, da Justiça, do governo, das organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o estabelecimento de parâmetros teóricos e de práticas sobre a transparência como eixo de atuação e de atendimento à sociedade brasileira.
Na programação, o tema será abordado no âmbito das empresas, do governo, das organizações não-governamentais e da Justiça. Questões como o que é transparência, de que jeito pode ser aplicada aos negócios, o que é uma gestão transparente, quais ferramentas estão relacionadas à temática e quais são e como funcionam as iniciativas regionais, nacionais ou internacionais de promoção da transparência, dentre outras, serão discutidas no simpósio.
Transparência e responsabilidade social corporativa é o tema que inicia os debates, com participação do gerente de Parcerias do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Caio Magri. Sob a direção do coordenador do Latec e diretor-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, professor Osvaldo Quelhas, a mesa conta também com a presença da representante da Ouvidoria-Geral da Petrobras, Maria Augusta Carneiro, e do vice-presidente da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia, Roberto Patrus Mundim Pena.
Sob o foco transparência nas relações com o terceiro setor, apresentarão trabalhos a coordenadora da área de responsabilidade Social do Instituto Observatório Social, Regina Queiroz; o coordenador do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas do Programa Marco Legal do Terceiro Setor e Políticas Públicas, Eduardo Pannunzio; e a diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Dulce Pandolfi.
As representantes da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Maria Virginia Halter e Maria Cecília Arruda, falarão sobre a importância da transparência como método de combate à corrupção em empresas privadas. Os professores da UFF Cláudio Lopes Meireles e Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez esclarecerão sobre a funcionalidade e atuação de uma concessionária de rodovias. Haverá apontamentos sobre a lucratividade e transparência nesse âmbito empresarial.
Transparência: meio de redução da corrupção e aumento da lucratividade
A programação contempla também o debate de assuntos como governança corporativa, a transparência como instrumento de redução da corrupção nas organizações privadas e transparência na sociedade e no terceiro setor, dentre outros, que serão abordados por especialistas em gestão empresarial da UFF e de outras instituições.
Segundo pesquisa realizada na UFF, sob a coordenação do professor Osvaldo Quelhas, se as corporações do mercado imobiliário aderissem às práticas de governança corporativa e transparência nos negócios, alcançariam maior lucratividade e credibilidade com os investidores. Como conseqüência, haveria menores taxas de juros e maiores prazos de financiamento, carreando benefícios principalmente para a classe média baixa, viabilizando, assim, o projeto da casa própria.
A abertura do evento contará com a presença do reitor da UFF, professor Roberto Salles, juntamente com autoridades de governo das esferas municipal, estadual e federal e representante da Petrobras, no dia 17, às 9h.
Inscrições e outras informações
A organização do evento está recebendo inscrições a preço promocional de R$ 100 para as últimas vagas, que são limitadas. A cada três inscrições realizadas por empresa será disponibilizada uma gratuitamente.