Notícia

Simpósio da UFF sobre transparência nos negócios discute novas políticas de gestão

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O 1º Simpósio Latino-Americano de Transparência nos Negócios, primeira iniciativa no Brasil que trata com múltiplas visões do tema ransparência, será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, no Salão Dourado do Hotel Glória, Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo curso de mestrado em Sistema de Gestão e o Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (Latec) da UFF.
O simpósio é dirigido a gestores de tecnologia da informação, executivos das áreas de comunicação e finanças, estudantes, professores, integrantes de ONGs, profissionais das áreas de direito e recursos humanos e todos os que queiram refletir, opinar e debater sobre propostas e soluções concretas e satisfatórias com foco empresarial na eficiência, agilidade, qualificação, competitividade e valorização de capital.
O objetivo é contribuir com a visão da academia, da Justiça, do governo, das organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o estabelecimento de parâmetros teóricos e de práticas sobre a transparência como eixo de atuação e de atendimento à sociedade brasileira.
Na programação, o tema será abordado no âmbito das empresas, do governo, das organizações não-governamentais e da Justiça. Questões como o que é transparência, de que jeito pode ser aplicada aos negócios, o que é uma gestão transparente, quais ferramentas estão relacionadas à temática e quais são e como funcionam as iniciativas regionais, nacionais ou internacionais de promoção da transparência, dentre outras, serão discutidas no simpósio.
Transparência e responsabilidade social corporativa é o tema que inicia os debates, com participação do gerente de Parcerias do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Caio Magri. Sob a direção do coordenador do Latec e diretor-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, professor Osvaldo Quelhas, a mesa conta também com a presença da representante da Ouvidoria-Geral da Petrobras, Maria Augusta Carneiro, e do vice-presidente da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia, Roberto Patrus Mundim Pena.
Sob o foco transparência nas relações com o terceiro setor, apresentarão trabalhos a coordenadora da área de responsabilidade Social do Instituto Observatório Social, Regina Queiroz; o coordenador do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas do Programa Marco Legal do Terceiro Setor e Políticas Públicas, Eduardo Pannunzio; e a diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Dulce Pandolfi.
As representantes da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Maria Virginia Halter e Maria Cecília Arruda, falarão sobre a importância da transparência como método de combate à corrupção em empresas privadas. Os professores da UFF Cláudio Lopes Meireles e Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez esclarecerão sobre a funcionalidade e atuação de uma concessionária de rodovias. Haverá apontamentos sobre a lucratividade e transparência nesse âmbito empresarial.
Transparência: meio de redução da corrupção e aumento da lucratividade
A programação contempla também o debate de assuntos como governança corporativa, a transparência como instrumento de redução da corrupção nas organizações privadas e transparência na sociedade e no terceiro setor, dentre outros, que serão abordados por especialistas em gestão empresarial da UFF e de outras instituições.
Segundo pesquisa realizada na UFF, sob a coordenação do professor Osvaldo Quelhas, se as corporações do mercado imobiliário aderissem às práticas de governança corporativa e transparência nos negócios, alcançariam maior lucratividade e credibilidade com os investidores. Como conseqüência, haveria menores taxas de juros e maiores prazos de financiamento, carreando benefícios principalmente para a classe média baixa, viabilizando, assim, o projeto da casa própria.
A abertura do evento contará com a presença do reitor da UFF, professor Roberto Salles, juntamente com autoridades de governo das esferas municipal, estadual e federal e representante da Petrobras, no dia 17, às 9h.
Inscrições e outras informações
A organização do evento está recebendo inscrições a preço promocional de R$ 100 para as últimas vagas, que são limitadas. A cada três inscrições realizadas por empresa será disponibilizada uma gratuitamente.

Pular para o conteúdo