A segunda edição da Niterói Fenashore – Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore, teve início nesta segunda-feira, 24, e vai até o dia 27. No evento, empresas e profissionais dos setores navais e offshore estarão expondo seus projetos e realizando conferências.
O presidente em exercício, José Alencar, esteve presente e exaltou a atual valorização da indústria naval brasileira. “Temos capacidade para competir não somente no mercado interno, mas também externo. Queremos valorizar as exportações, mas sem nos esquecer que temos capacidade de valorizar a indústria nacional”, assegurou. Logo após a abertura, José Alencar concedeu entrevista coletiva e visitou o estande da Escola de Engenharia da UFF junto com o reitor Roberto Salles.
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, anunciou que a Petrobras está assinando com o estaleiro Mauá Jurong a produção de mais quatro navios. “Na década de 1970 éramos a segunda maior empresa do mundo no setor naval, hoje estamos recuperando nossa posição que há seis anos estava em decadência. De US$ 10 bilhões que a Petrobras investe na área somente 4% deste valor fica no Brasil. Poderíamos investir muito mais aqui, o que geraria mais emprego”, alegou Machado.
Para o prefeito de Niterói é preciso criar na cidade um ambiente favorável aos negócios e às parcerias. “Das 100 melhores cidades para negócios do país, Niterói está na 12ª colocação, segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas”, enfatizou Godofredo Pinto, lembrando o bom relacionamento da prefeitura com a UFF. “Temos com a Federal Fluminense um nível de relacionamento e parceria que nunca antes existiu”, reforçou.