Como parte das festividades em comemoração aos 185 anos da Independência do Brasil, a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (OSN-UFF) fará dois concertos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As apresentações serão no dia 7 de setembro, às 16h, com o pianista Arthur Moreira Lima, e no dia 9, às 10h. A regência é da maestrina Ligia Amadio.
A UFF será representada pelo reitor, Roberto Salles, pelo pró-reitor de Extensão, Sídio Werdes Machado, e por outros dirigentes da universidade, que estarão, na sexta-feira, acompanhando o presidente Lula, a primeira-dama, Marisa Letícia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e demais representantes da comitiva presidencial. “É importante ressaltar que o MEC tem dado todo o apoio nessa nova fase de trabalho da OSN-UFF”, afirma o pró-reitor de Extensão.
No programa, composições de Tchaikovsky, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Fructuoso Viana, Alberto Nepomuceno, José Siqueira, Cyro Pereira, Murilo Moss Barquete, Damiano Cozzella e Oscar Lorenzo Fernandez.