O espetáculo “Contos e cantigas populares”, que comemora dez anos de estréia, fica até 23 de setembro, aos sábados e domingos, às 17h, no Teatro da UFF. Premiado com o troféu Mambembe na categoria especial por melhor concepção e como um dos cinco melhores espetáculos de 1998, tem roteiro de Agnes Moço, que também ganhou o prêmio Coca-Cola pelo conjunto da obra, e Marcelo Mello.
O musical utiliza técnicas de contar história aliadas a outros recursos, que dinamizam a peça. Fantoches de dedo, fantoches de mão, bonecos e instrumentos percussivos saem de dentro das roupas e cestos dos personagens.
O roteiro entremeia músicas e contos do folclore brasileiro, compiladas por Luís da Câmara Cascudo, e ainda contos indianos, dos irmãos Grimm e de Roger Mello. O público confere histórias como “O pescador e sua esposa” – ela, de tão ambiciosa, perde tudo o que foi conquistado através do peixe mágico – e canções como “Sapo cururu” e “Mulher rendeira”. A entrada custa R$ 16,00 (Estudantes, servidores da UFF e pessoas acima de 60 anos têm 50% de desconto).