Deixar alguém passar a frente da fila é favor ou é abuso de quem passa? Empregados devem usar o elevador social ou o de serviço? As pessoas negras são mais honestas do que as brancas? Um preso condenado por estupro deve ser violentado na cadeia por outros presos?
Perguntas como essas são respondidas no livro “A cabeça do brasileiro” (Editora Record, 280p, R$ 42), não pelo autor – o professor da UFF e cientista político Alberto Carlos Almeida – mas pelo povo brasileiro. Inspirada nas idéias do antropólogo Roberto DaMatta, a obra analisa o Brasil como sociedade e sistema cultural, investigando o que os brasileiros pensam sobre ética, sexualidade, família, punições, cor e raça, economia, política, igualdade, etc.
O livro será lançado na Livraria DaConde, Rua Conde de Bernadote, 26, loja 125, Leblon, Rio de Janeiro, no dia 19 de setembro, às 19h. O evento contará com a participação de Roberto DaMatta. Em São Paulo, o lançamento ocorre no dia 13 de setembro, na Livraria Saraiva, Rua Joaquim Floriano, 466, Jardim Paulista.