Notícia

Laboratório Horto-Viveiro promove atividades pela Semana da Primavera

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

De 17 a 20 de setembro, o Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi) da UFF promove a Semana da Primavera 2007, com várias atividades em comemoração à estação das flores. Sob a coordenação da professora Janie Garcia da Silva, o Lahvi desenvolve projetos que têm como foco estimular a percepção ecológica e a educação ambiental, dentro e fora do ambiente acadêmico.

Dentre as atividades programadas para este ano, destacam-se o 3º Encontro UFF: “O Olhar do Artista sobre o Meio Ambiente”, visita de crianças da Creche UFF e jovens de escolas municipais ao Lahvi, trilhas ecológicas, exposições de painéis fotográficos, oficinas de ikebana, de mosaico ecológico, de terapia e ambiente e de arte, ambiente e vida, além de plantio de mudas nativas na Mata Atlântica dos campi da UFF.

No primeiro Encontro UFF, 23 artistas participaram expondo seus trabalhos. No segundo, 41, e no de 2007, 63. O encontro mostra que arte não é só pintura, mas também expressões como escultura, xilogravura e design de jóias. Os artistas plásticos da comunidade acadêmica e externa, professores e alunos de pintura dos ateliês do Estado do Rio de Janeiro irão mostrar, com seus olhares, os aspectos da natureza e da paisagem no entorno do bairro de São Domingos, onde está situado o Lahvi, contribuindo para promover diálogo entre arte e meio ambiente.

A iniciativa se insere no projeto Interações Pesquisa–Extensão no Lahvi–UFF como Base para a Educação Ambiental, que busca aproximar o homem e o meio ambiente de forma responsável. Como ressaltou a professora Janie Garcia, é mais fácil sensibilizar as crianças do que os adultos, porque estes são “pessoas com experiência”.

O Lahvi completou dez anos de fundação em 2007. Atua na área de ensino (oferecendo aulas de Botânica para cursos de graduação em Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agrícola e de pós-graduação em Ciência Ambiental), de pesquisa (principalmente sobre o cultivo de essências nativas da Mata Atlântica e restinga, além do inventário florístico e da recuperação de áreas degradadas) e de extensão (realizando eventos que mostrem ao público a importância da preservação ambiental).

Mudas para arborização dos campi da UFF também são produzidas pelo laboratório, que oferece estágios, dentro do projeto de pré-iniciação científica Jovens Talentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que é destinado a estudantes do ensino médio e técnico da rede pública estadual de educação. A execução do programa é de responsabilidade do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz.

O Laboratório Horto-Viveiro da UFF localiza-se no Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói. Os contatos para inscrições são feitos pelo telefone (21) 2629-5973, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail lahvi@vm.uff.br.
Programação do último dia do evento:
Dia: 20 de setembro
Oficina Mosaico Ecológico – Professor Cláudio Cruz Silva (Bolsista Faperj)

Horário: 9h30 às 12h

Atividade: Aprendizado de técnicas para confecção de mosaico ecológico.

Inscrições: 15 vagas

Oficina Arte, Ambiente e Vida – Professor Arimar Ferreira (Ateliê Arte e Vida)

Horário: 14h às 16h

Atividade: Desenvolvimento de técnicas para relacionar arte e meio ambiente.

Inscrições: 20 vagas

Pular para o conteúdo