De 17 a 20 de setembro, o Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi) da UFF promove a Semana da Primavera 2007, com várias atividades em comemoração à estação das flores. Sob a coordenação da professora Janie Garcia da Silva, o Lahvi desenvolve projetos que têm como foco estimular a percepção ecológica e a educação ambiental, dentro e fora do ambiente acadêmico.
Dentre as atividades programadas para este ano, destacam-se o 3º Encontro UFF: “O Olhar do Artista sobre o Meio Ambiente”, visita de crianças da Creche UFF e jovens de escolas municipais ao Lahvi, trilhas ecológicas, exposições de painéis fotográficos, oficinas de ikebana, de mosaico ecológico, de terapia e ambiente e de arte, ambiente e vida, além de plantio de mudas nativas na Mata Atlântica dos campi da UFF.
No primeiro Encontro UFF, 23 artistas participaram expondo seus trabalhos. No segundo, 41, e no de 2007, 63. O encontro mostra que arte não é só pintura, mas também expressões como escultura, xilogravura e design de jóias. Os artistas plásticos da comunidade acadêmica e externa, professores e alunos de pintura dos ateliês do Estado do Rio de Janeiro irão mostrar, com seus olhares, os aspectos da natureza e da paisagem no entorno do bairro de São Domingos, onde está situado o Lahvi, contribuindo para promover diálogo entre arte e meio ambiente.
A iniciativa se insere no projeto Interações Pesquisa–Extensão no Lahvi–UFF como Base para a Educação Ambiental, que busca aproximar o homem e o meio ambiente de forma responsável. Como ressaltou a professora Janie Garcia, é mais fácil sensibilizar as crianças do que os adultos, porque estes são “pessoas com experiência”.
O Lahvi completou dez anos de fundação em 2007. Atua na área de ensino (oferecendo aulas de Botânica para cursos de graduação em Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agrícola e de pós-graduação em Ciência Ambiental), de pesquisa (principalmente sobre o cultivo de essências nativas da Mata Atlântica e restinga, além do inventário florístico e da recuperação de áreas degradadas) e de extensão (realizando eventos que mostrem ao público a importância da preservação ambiental).
Mudas para arborização dos campi da UFF também são produzidas pelo laboratório, que oferece estágios, dentro do projeto de pré-iniciação científica Jovens Talentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que é destinado a estudantes do ensino médio e técnico da rede pública estadual de educação. A execução do programa é de responsabilidade do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz.
O Laboratório Horto-Viveiro da UFF localiza-se no Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói. Os contatos para inscrições são feitos pelo telefone (21) 2629-5973, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail lahvi@vm.uff.br.
Programação do último dia do evento:
Dia: 20 de setembro
Oficina Mosaico Ecológico – Professor Cláudio Cruz Silva (Bolsista Faperj)
Horário: 9h30 às 12h
Atividade: Aprendizado de técnicas para confecção de mosaico ecológico.
Inscrições: 15 vagas
Oficina Arte, Ambiente e Vida – Professor Arimar Ferreira (Ateliê Arte e Vida)
Horário: 14h às 16h
Atividade: Desenvolvimento de técnicas para relacionar arte e meio ambiente.
Inscrições: 20 vagas