Notícia

Aluno de Ciência da Arte na UFF vence festival de cinema

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O curta-metragem “Je suis Jean Cocteau”, de André Scucato e Cristina Pinheiro, venceu o Festival de Cinema de Portobello, na Inglaterra, como melhor Filme de Arte. O evento, considerado uma das maiores celebrações do cinema independente na Europa, foi realizado no mês de agosto e durante 20 dias projetou mais de 700 trabalhos.

A música do trabalho sobre o poeta e cineasta francês Jean Cocteau foi criada partir de um estudo sobre movimentação dos personagens de seus filmes. Traduzindo esse ritmo para o piano, Scucato e Cristina compuseram a trilha do filme “Je suis Jean Coteau”, sob a orientação do músico João Gabriel Herculano.

O documentário de 10 minutos integra uma pesquisa em desenvolvimento há três anos que utiliza o cinema no estudo das artes e de suas relações – a meta-arte. Para isso, a Companhia Artística Cinema de Poesia é formada por atores, poeta, músicos e pintores, que estudam a meta-arte na teoria e na prática.

Desde sua formação no ano de 2004, foram realizados 50 curtas, um média-metragem, um documentário, além de músicas, quadros, textos e fotografias que integram a pesquisa. As obras foram exibidas em 25 países, participando de mais de uma centena de festivais de arte e cinema em todo o mundo, conquistando 13 prêmios.

O trabalho pode ser conferido na exposição Trilha Sonora, do pintor Fernando Campos, até 29 de setembro, na Biblioteca Pública Estadual Luiz da Bossa, Praça da Liberdade, Belo Horizonte. Na mostra serão exibidos os curtas “A Flor da Tela”, sobre o processo de criação de Fernando Campos, e “Réquiem de Uma Musa”, último trabalho da Companhia Artística construído a partir de um poema criado por Fernando Campos.

Pular para o conteúdo