O reitor da UFF, Cícero Rodrigues, e a presidente da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Lisaura Machado Ruas, assinaram no dia 1º de setembro protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver intercâmbio científico e realização de projetos de ensino, pesquisa e de cooperação técnica entre as duas instituições.
A UFF tem estudos para implantar três cursos de graduação: Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A partir da assinatura do protocolo serão executados planos de trabalhos que integrarão convênios específicos para execução das atividades inerentes ao protocolo, que tem prazo de vigência de cinco anos.
Desde 2005 a UFF e a AFR têm desenvolvido procedimentos na área de reabilitação. A associação realiza pesquisa nacional, sobre prevalência de incapacidades, utilizando metodologia de entrevistas domiciliares, proposta pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e conta, na apuração dos dados estatísticos, com a participação de professor do Departamento de Estatística da universidade. A AFR também apresentou ao Centro de Ciências Médicas da UFF proposta de curso de especialização em Reabilitação Motora.
Lisaura Ruas explica que a associação é uma instituição filantrópica e “atende pacientes em reabilitação física, além de desenvolver programas de atualização, reciclagem e especialização, orientando a prática profissional de cerca de 350 estagiários de cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina de Reabilitação, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Educacional”. Oferece estágio curricular a alunos da UFF, também dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, completa.