Notícia

Roberto Salles vence eleição da lista tríplice para reitor nos Conselhos Superiores

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O professor Roberto Salles venceu a eleição da lista tríplice para reitor da Universidade Federal Fluminense, realizada pelos Conselhos Superiores da UFF – Universitário, de Ensino e Pesquisa e de Curadores – na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, no Teatro da UFF. Salles obteve 42 votos na eleição, que é feita por voto secreto. Antonio Peçanha recebeu 13 votos, e Sidney Mello, cinco. Os três compõem, nessa ordem, a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeie o reitor da UFF.
Ao fim da apuração, o vencedor da eleição, Roberto Salles, convidado pelo reitor Cícero Rodrigues, fez um pronunciamento em que convocou a comunidade universitária “a dar condições para que o professor Cícero encerre seu mandato com tranqüilidade”. Ele sugeriu ainda ao reitor, que preside o Conselho Universitário (CUV), que agilize a pauta da reforma do Estatuto da UFF, retomando as discussões sobre os pontos já aprovados pela Estatuinte e pela Comissão de Sistematização do CUV.
Um dos pontos de destaque na reforma estatutária é a extinção dos quatro centros universitários. Segundo Salles, “esse é o primeiro passo para a universidade ser descentralizada e deixar de ser burocrática”. Ele finalizou conclamando a colaboração dos professores Antonio Peçanha e Francisco Palharini, da chapa que ficou em segundo lugar na consulta à comunidade, e de toda a universidade em sua gestão.
Os conselheiros da representação estudantil manifestaram-se contra a existência da votação, que é secreta, pelos Conselhos Superiores. Para eles, a escolha de reitor e vice-reitor deveria se esgotar na consulta à comunidade universitária.
A eleição da lista tríplice para vice-reitor será feita em outra sessão conjunta dos Conselhos Superiores, em data a ser marcada. Na consulta à comunidade universitária, o candidato a vice-reitor da chapa de Roberto Salles foi o professor Emmanuel Andrade.
Presidente tem compromisso de nomear primeiro da lista
Em entrevista ao jornal carioca “Folha Dirigida”, publicada em 8 de agosto, o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, afirmou que “o MEC nomeará sempre o primeiro nome da lista tríplice que é enviada pela Reitoria. Enquanto Lula for presidente, será sempre nomeado reitor o primeiro nome da lista tríplice. Essa é uma determinação direta dele, pois é o presidente quem nomeia os reitores das federais”.

Pular para o conteúdo