Notícia

Ctaibb cria habilitação de técnico em agroindústria

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A criação de uma nova habilitação – Técnico em Agroindústria – do Colégio Técnico-Agrícola Ildefonso Bastos Borges (Ctaibb), foi confirmada pelo Conselho Técnico-Administrativo do Ctaibb, no dia 5 de setembro, em reunião na Sala dos Conselhos da Reitoria. O curso funcionará no colégio, em Bom Jesus do Itabapoana, a partir do ano que vem, possibilitando a qualificação e requalificação de alunos pertencentes à família de pequenos e médios agricultores, além dos que trabalham com agricultura familiar. A escola está inserida numa área do Noroeste Fluminense que tem inserção com o sul do Estado do Espírito Santo e com o Estado de Minas Gerais, sendo eminentemente agrícola.
Ao longo do encontro, foram discutidos os seguintes pontos: criação do curso Técnico em Agropecuária (habilitação em Agroindústria); criação de turma jovens e adultos; curso de pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal; carta aos diretores de unidades; projeto de construção do novo alojamento; projeto do Laboratório de Análise Química de Solos.
Os membros do conselho fizeram um balanço dos projetos já existentes, como a Turma de Jovens e Adultos e o curso de pós-graduação em Higiene Veterinária. Além disso, foi proposta – por intermédio da carta aos diretores de unidades – a inclusão dos colégios agrícolas como unidades de ensino, já que isso não está previsto no estatuto da universidade.
A escola irá oferecer cinco tipos de qualificações técnicas: em processamento de leite; processamento de frutos e hortaliças; processamento de carnes e derivados; tecnologia de cana-de-açúcar; e em pescados, ovos e produtos apícolas.
Participaram da reunião o diretor do Ctaibb, Fernando Ferrara, o vice-diretor do colégio, Sebastião Zanon, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Andrade, a professora da Faculdade de Educação, Márcia Pessanha, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), Ana Lopes, o coordenador do Cpiex, Gilberto Gouma, e o pró-reitor de Planejamento, Hiran Fernandes. Após a reunião, foi montada uma mesa com produtos feitos no colégio agrícola.

Pular para o conteúdo