Acompanhado do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, o Secretário Nacional da Pesca, José Fritsch, que tem status de ministro, visitou, no dia 20, a Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore, que se realiza em Niterói, no caminho Niemeyer, de 19 a 22 de setembro.
A feira, com seus 115 expositores, está aberta à visitação a partir das 12 horas, e a Conferência, sob responsabilidade da UFF, começa às 14 horas, com vários painéis. No dia 21, quarta-feira, os debates serão em torno das perspectivas da construção de plataformas no Brasil e as parcerias entre universidades e empresas do setor naval.
Às 14 horas, o primeiro painel contará com o palestrante convidado Ramon Ecenarro, do país basco, que falará sobre o desenvolvimento em bases locais, a partir de um conjunto de atividades ligadas ao setor naval. O painel terá como moderador o Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto.
Às 16 horas, o presidente da Shell Brasil, John Haney, falará sobre a demanda das operadoras estrangeiras e a participação nacional. O foco deste painel é a obrigatoriedade do conteúdo mínimo nacional para a construção de plataformas da Petrobrás e o seu impacto na geração de empregos diretos nas áreas de engenharia, construção e montagem.
Às 18 horas, Jean Marchal, diretor do Serviço de Arquitetura e Engenharia Naval da Universidade de Liège, na Bélgica, debaterá com Heraldo da Costa Mattos, coordenador de Projetos científicos e Tecnológicos da UFF, o programa de cooperação entre as duas universidades e suas respectivas políticas institucionais de apoio à inovação tecnológica aplicada ao setor naval.
À noite, a Orquestra Sinfônica Nacional tocará, às 21 horas, no Cine Arte UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói.