Notícia

Reforma Curricular entra em vigor no 1º semestre de 2005

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O primeiro semestre de 2005 trará novidades aos calouros. Alguns cursos oferecidos pela universidade apresentarão novos currículos. Isso faz parte da proposta de Reforma Curricular que a UFF vem se preparando para realizar desde 1999.
Os cursos Química, Química Industrial, Produção Cultural, Serviço Social de Niterói e Serviço Social de Campos já estão com seus currículos reformulados. Existem, ainda, cursos criados recentemente, cujos projetos pedagógicos já atendem às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC. São eles: Ciências Biológicas, Turismo, Biomedicina e, também, os cursos de Geofísica e Estudos de Mídia, que iniciarão em 2005. Os demais ainda estão em processo de reformulação ou esperam a aprovação do Conselho de seus respectivos centros e do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) e devem entrar em vigor até o fim do ano que vem.
Os estudos para a elaboração de uma nova matriz curricular vêm sendo realizados desde 1999 visando atender às novas diretrizes curriculares nacionais, instituídas pelo Conselho NAcional de Educação a partir da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). As diretrizes definem os princípios e fundamentos da formação profissional de cada curso, assim com o perfil do profissional, suas habilidades e competências.
Para chegar a um resultado positivo, cada colegiado estabeleceu uma comissão que ficou com a responsabilidade de formular um novo projeto pedagógico. E assim foram surgindo os novos currículos, baseados nos estudos das comissões e no que está disposto na resolução do Conselho Nacional de Educação.
“O objetivo da reforma é atualizar a estrutura curricular de cada curso, dentro dos princípios emanados pela nova legislação. Esta atualização visa contribuir para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico”, segundo Dulce Mary Pontes Vidal, chefe da Subcoordenadoria de Apoio Curricular e Avaliação.
Quanto aos alunos, cabe à coordenação de cada curso estabelecer no processo de reformulação curricular uma sistemática de adaptação para o novo currículo. Os alunos que já estão na fase final do curso, geralmente permanecem no currículo antigo.

Pular para o conteúdo