As “Obras Reunidas” de Luís Antônio Pimentel, escritor e jornalista de Niterói, serão lançadas em noite de autógrafos, dia 22 de setembro, às 19h, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói.
A organização e as notas são do professor da UFF, Aníbal Bragança, e conta ainda com estudos inéditos de Ismênia de Lima Martins, Theodoro Barros, Cyana Leahy, Lucia Teixeira, Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, também da universidade, Sonia Virgínia Moreira, da Uerj, Sonia Regina Longhi Ninomyia, da UFRJ, além das contribuições de Miguel Coelho, Esther Lúcio Bittencourt e Lauro Gomes.
Serão lançados três volumes: “Enciclopédia de Niterói – Pessoas – Lugares – Histórias”, “Contos do velho Nipon – 12 dias com Leviana – Tankas e haicais (Prosa e poesia reunidas)” e “Crônicas do Rádio nos tempos áureos da Mayrink Veiga”.
Luís Antônio Pimentel, hoje com 92 anos, dedicou-se à pesquisa sobre a história e a cultura brasileiras, especialmente às suas tradições populares. Compositor bissexto em sua juventude, teve músicas gravadas por Carmem Miranda e Odete Amaral. Foi fotógrafo, artista plástico, historiador, biógrafo, memorialista. Pertence a várias academias de Letras, Folclore e História, à Sociedade Fluminense de Fotografia e é presidente de honra do Grupo Mônaco de Cultura.
Parte de sua colaboração na imprensa fluminense e seus livros sobre a cidade formam a Enciclopédia de Niterói (volume um das Obras Reunidas). Publica semanalmente a seção “Artes Fluminenses” nos jornais “A Tribuna” e “Jornal de Icaraí”, de Niterói.