No dia 17 de setembro, na Faculdade de Educação, será realizada a palestra sobre “A leitura como prática sócio-cultural”, com o professor Waldeck da Silva. O evento contará com a participação da secretária de educação de Niterói – e também professora da casa – Maria Felisberta Trindade.
A região de Niterói e São Gonçalo tem um grande universo de educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A professora da UFF Cecília Corrêa de Medeiros – coordenadora do Núcleo de Educação e Cidadania (Nuec) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) – acreditou na viabilidade de um projeto como esse.
Tendo em mente a construção de conhecimentos “a partir das experiências que cada educador traz de sua trajetória de vida”, Cecília idealizou a “Formação de Educadores da Educação de Jovens e Adultos: espaços de tessitura de conhecimentos em rede”. Através de cursos de formação de professores, diagnóstico das ações da EJA e oferta de cursos de extensão para jovens, a UFF implementa o projeto faz um ano.
Motivo de orgulho: um dos únicos projetos do País conveniados com o MEC
A Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC recomendou – sem restrições – o trabalho da UFF. Isso é privilégio de poucos projetos de extensão em todo o país, o que garante credibilidade à iniciativa. Esta também será apresentada no II Congresso Nacional de Extensão, nos dias 12 a 15 de setembro em Belo Horizonte (MG).
A palestra ocorrerá no dia 17 de Setembro, às 18h, no auditório da Faculdade de Educação da UFF (Campus do Gragoatá, Bloco D, Gragoatá). O palestrante será o professor da casa Waldeck Carneiro da Silva, que apresentará o tema “A leitura como prática sócio-cultural”.