Uma videoconferência entre dirigentes e técnicos da UFF e autoridades da área de Saúde do Pará, onde a universidade mantém a Unidade Avançada José Verissimo (UAJV), no município de Oriximiná, foi realizada na terça-feira, 31 de julho, viabilizada na UFF pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
Os temas da videoconferência foram a repactuação do SUS, para tornar o Hospital Maternidade São Domingos Sávio unidade de referência materno-infantil para o Médio Amazonas; a ampliação da atuação da UFF em Oriximiná, em áreas como meio ambiente, turismo, educação física, documentação, dentre outras; e a criação de um colégio agrícola naquele município, demanda da prefeitura local feita ao reitor da UFF, Roberto Salles, em março. A viabilidade da implantação desse colégio será objeto de estudo sob a responsabilidade do médico veterinário João Batista Alves da Cruz, do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, da UFF.
Em Oriximiná, na UAJV, participaram da videoconferência o secretário estadual de Saúde do Pará, Halmélio Alves Sobral Neto, o secretário municipal de Saúde de Santarém, Emmanuel Silva, a diretora-geral da UAJV, Elmira Carvalho Filha, e o diretor administrativo, Carlos Augusto Bêta. Os secretários participavam da Conferência Municipal de Saúde de Oriximiná. A realização do evento impediu que naquele momento o secretário do município participasse também da videoconferência com a universidade.
Na UFF, participaram o vice-reitor e pró-reitor de Planejamento, Emmanuel Andrade, parte da equipe da Coordenadoria de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) – o coordenador, Maximus Santiago, e os técnicos Carlos Eduardo Barroso e Maria Teresa Soares – e o médico veterinário João Batista da Cruz.
O coordenador de Integração Acadêmica da Proex, Maximus Santiago, e a subcoordenadora, Maria Teresa Soares, destacaram forma e conteúdo da reunião: o sucesso da videoconferência como meio de contato que aproveitou a presença de autoridades da Saúde em Oriximiná e a receptividade dos dirigentes paraenses aos anseios da UFF.