Nesta sexta-feira, 31, serão realizadas várias atividades de recepção aos novos estudantes da UFF com apoio do projeto Trote Cultural:
Campanha Limpando a Imagem do Trote, na Praia de Icaraí, às 8h – Cursos de Ciências Biológicas e Produção Cultural – Como forma de conscientizar a população sobre a importância de se manter limpas as praias, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Produção Cultural da UFF, realizarão no dia 31 de agosto a campanha “Limpando a imagem do trote”. Os calouros se reunirão às 8h, na Reitoria da universidade, para a limpeza da Praia de Icaraí. Distribuirão sacos de lixos e panfletos ecológicos à população com informações sobre o processo de coleta seletiva, com apoio da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin).
Campanha de Esclarecimento sobre DST/Aids, às 12h30 – Curso de Biomedicina – Em frente ao Shopping Bay Market, próximo ao terminal das Barcas, no Centro de Niterói. O objetivo é levar ao conhecimento da população informações importantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis e métodos de prevenção. Para isso, os alunos prepararam cartazes ilustrativos das doenças.
Haverá distribuição de folhetos informativos e de camisinhas doadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.
Campeonato de Futebol, das 11h às 13h – Cursos de Química e Química Industrial. Os alunos de Química e Química Industrial vão animar o início das aulas com uma grande partida de futebol entre calouros e veteranos, das 11h às 13h, no Sesc Niterói. O tradicional jogo faz parte da recepção aos calouros como uma forma de promover uma maior integração entre os alunos.
Trote Cultural – Há seis anos, a Universidade Federal Fluminense assumiu oficialmente uma ação para mudar o perfil do trote universitário e criou o Projeto Trote Cultural UFF, coordenado pelo Serviço de Marketing do Núcleo de Comunicação Social. O projeto foi um dos vencedores do Prêmio Trote da Cidadania 2007.
O objetivo é incentivar a realização de atividades socioculturais que valorizam e respeitam os novos alunos, dando exemplos de cidadania, de respeito à vida e ao meio ambiente, preparando-os para que tenham não apenas uma formação de nível superior, mas também a consciência e a participação na construção de um Brasil mais justo.
O Trote Cultural UFF tornou-se elemento de integração entre os estudantes, a universidade e a sociedade, desenvolvendo atividades em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
As campanhas são realizadas no início de cada período letivo e contam com a participação de veteranos e calouros que ingressaram nos diversos cursos de graduação.