Notícia

Projeto Trote Cultural da UFF recebe Prêmio Trote da Cidadania pela quarta vez

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O projeto Trote Cultural da UFF ficou em 2º lugar no Prêmio Trote da Cidadania 2007, oferecido pela DPaschoal, por meio da Fundação Educar DPaschoal, que contemplou no dia 8 de agosto os três melhores projetos inscritos. Os vencedores, pela ordem, foram os alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade de Salvador (Unifacs). Pela quarta vez, o projeto da UFF é premiado. A campanha é patrocinada também pelos grupos Banco Real e Pão de Açúcar.
A edição de 2007 do prêmio teve mais de 30 projetos inscritos, cujas ações foram implantadas no início do ano por universitários de todas as regiões do Brasil. Esses projetos substituíram os trotes humilhantes aplicados nos calouros por ações voluntárias e cidadãs, que beneficiaram as comunidades onde estão localizadas essas instituições de ensino.
Os estudantes ligados aos três projetos vencedores receberam como prêmio o curso “Voluntariado no Espaço Universitário”, ministrado nos dias 9 e 10, em São Paulo.
Criado institucionalmente em 2001, o projeto Trote Cultural da UFF, ligado ao Serviço de Marketing do Núcleo de Comunicação Social (Nucs), tem como objetivo estimular veteranos a praticar atividades socioculturais para recepcionar os calouros. Entre as ações implantadas em 2007, estavam doação de sangue, arrecadação de alimentos, limpeza das areias da Praia de Icaraí e conscientização da importância da saúde bucal e escovação de alunos do ensino fundamental de escolas públicas.
A cada ano aumenta o número de adeptos voluntários, entre veteranos e calouros. No primeiro semestre deste ano, a adesão chegou a 50% dos cursos da UFF. Os projetos são semestrais, contemplando os alunos que ingressam na universidade também no segundo semestre, e aplicados em março e agosto.
A UFF foi representada na premiação pela equipe do Serviço de Marketing – a chefe do setor, Nelma Cezário, coordenadora do Trote Cultural, e as estagiárias Aline Pinto e Renata Feitoza, alunas do curso de Produção Cultural – e pelos estudantes Daniel Henrique Alves Torres, de Ciências Biológicas, e Vinícius Salgado, de Odontologia. De acordo com Nelma, “o Prêmio Trote da Cidadania cria uma expectativa positiva e incentiva novos alunos a participarem dos projetos”.
Outras informações sobre o Trote Cultural da UFF em www.uff.br/trotecultural.

Pular para o conteúdo