Notícia

Programa de Ecoeficiência da UFF é apresentado em Brasília

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Apresentação de iniciativas de sucesso com o objetivo de aumentar a eficiência energética do sistema público de ensino superior. Esse foi o tópico do encontro que ocorreu no dia 15 de agosto, na Universidade de Brasília. A reunião contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota; do gerente de Projetos do Departamento de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Paulo Augusto Leonelli; e de representantes e reitores de inúmeras universidades do país. O reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles, e o professor Geraldo Tavares, do Laboratório de Energia dos Ventos, estavam presentes e apresentaram o Programa de Ecoeficiência na UFF. Iniciado em 1999, o projeto consiste na intervenção nos prédios da universidade para diminuir o consumo de energia. O estudo é também um programa de pesquisa, ensino e extensão na área de ecoeficiência.
As despesas anuais em contas de energia dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e das universidades federais chegam a R$ 325 milhões. Para o Ministério da Educação e o Ministério das Minas e Energia, que vêm trabalhando em parceria para reduzir esses custos, é preciso que as universidades repensem maneiras eficientes não só da redução desses gastos, que poderiam ser utilizados em outros setores das instituições, mas também que se inclua na grade curricular de engenheiros e arquitetos essa nova visão de otimização de energia.
Um encontro nacional está agendado para os dias 21 e 22 de agosto, em Salvador, onde todos os casos relatados na reunião da Universidade de Brasília serão apresentados.

Pular para o conteúdo