Notícia

Novo Estatuto da UFF: comissão solicita propostas de conselheiros para destaques

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Em reunião dia 15 de agosto, a Comissão de Elaboração de Estratégias para Encaminhamento do Novo Texto Estatutário da UFF, formada pelo Conselho Universitário (Decisão CUV nº 23/2007, de 27 de junho de 2007), identificou no texto da Comissão de Sistematização da Estatuinte, já aprovado na sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 28 de setembro de 2005, as três situações abaixo:
1) Questões que necessitam de plebiscito;
2) Questões não discutidas à época, por serem posteriores à aprovação do referido texto (exemplo: criação de pólos universitários); e
3) Questões de importância capital, que necessitam de revisão.
A comissão solicita aos membros do Conselho Universitário (CUV) encaminhamento de propostas relativas aos dois últimos itens, com justificativas, a serem incluídas no texto como destaque. As propostas dos conselheiros devem ser encaminhadas à Secretaria Geral dos Conselhos Superiores até dia 11 de setembro.
A Comissão de Elaboração de Estratégias para Encaminhamento do Novo Texto Estatutário da UFF é composta pelos seguintes membros (designados pela Portaria CUV nº 06/2007 de 27 de junho de 2007): Maria Felisberta Baptista Trindade (presidente); José Carlos Carraro Eduardo; Márcio Brandão Ribeiro; Renata Raposo Del-Vecchio; e Daniel Vieira Nunes.
Novo estatuto começou com assembléia paritária
Em setembro de 1998 foi realizada a eleição, paritária (30 membros de cada segmento), da Assembléia Estatuinte, que iniciou seus trabalhos no mês seguinte e foi presidida pela professora Maria Felisberta, da atual Comissão de Elaboração de Estratégias para Encaminhamento do Novo Texto Estatutário. A criação de uma Assembléia Estatuinte paritária foi aprovada pelo próprio Conselho Universitário.
Em novembro de 1999, o documento produzido pela Estatuinte foi encaminhado ao reitor para ser apresentado ao Conselho Universitário, órgão ao qual compete aprovar mudanças no estatuto. No Conselho, foi constituída uma Comissão de Sistematização da Estatuinte. O texto dessa comissão, cujo relator foi o professor José Carlos Carraro, também da Comissão de Elaboração de Estratégias, foi aprovado em setembro de 2005.

Pular para o conteúdo