Notícia

MEC apóia criação do Núcleo Sensibiliza UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O MEC vai apoiar, por meio do Programa Incluir 2007: Acessibilidade na Educação Superior, a criação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Sensibiliza UFF. O objetivo principal é a implementação de uma política de acessibilidade, visando a inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na universidade.
O projeto apresentado pela UFF foi selecionado pelas secretarias de Educação Especial e de Educação Superior, e vai receber uma verba no valor de R$ 94 mil, que inicialmente será empregada na aquisição de equipamentos e materiais específicos para acessibilidade, obtenção de mobiliário, elaboração e reprodução de material pedagógico de orientação para acessibilidade; qualificação de docentes e funcionários técnico-administrativos; organização e oferta de minicursos a distância, oficinas de vivências em acessibilidade, eventos culturais presenciais e na realização do 1º Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior da UFF, em novembro durante a Agenda Acadêmica da universidade.
O Sensibiliza UFF é resultado de um trabalho conjunto de professores de diversas unidades de ensino, funcionários de vários setores da universidade, de estudantes e instituições parceiras, que teve início em 2006, com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária para a acessibilidade na universidade e sobre a inclusão do tema deficiência/inclusão social de pessoas com deficiência, nos cursos de graduação e pós-graduação da UFF, construindo e divulgando conhecimento científico, que contribua com a formação de uma sociedade mais inclusiva.

Pular para o conteúdo