Notícia

Após cinco anos, UFF retoma vôos regulares para campus avançado em Oriximiná, no Pará

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Na segunda feira, 20 de agosto, depois de cinco anos, a primeira equipe de estudantes e professores da UFF embarcou, em vôo para Oriximiná, no Pará, onde a universidade mantém a Unidade Avançada José Verissimo (UAJV), à qual chegou na manhã seguinte. O grupo, formado por estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Química e do mestrado em Ciência Ambiental, viajou sob a coordenação do professor Marcos Frota, do Instituto de Biologia. Esse vôo, que partiu do Aeroporto do Galeão Velho, marca o início do Programa Oriximiná-Unidade Avançada na Amazônia Oriental a ser desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) na região.
Desde 2002 a UFF havia interrompido os vôos para a região. De acordo com o pró-reitor de Extensão, Sídio Machado, a retomada dos vôos foi possível devido à iniciativa do reitor Roberto Salles, que negociou diretamente com o comando da Universidade da Força Aérea (Unifa), transferindo a condução do processo para o pró-reitor de Extensão. A parceria UFF-Unifa permitirá o desenvolvimento de projetos nas áreas de saúde, meio ambiente e educação, que serão reunidos no programa sob a coordenação do pró-reitor. Para a sua execução, a Proex elaborou um plano de trabalho e definiu um cronograma de vôos mensais com o comando da Unifa.
A segunda equipe do programa viajará para Oriximiná em setembro, por volta do dia 20, quando a primeira equipe retornará ao Rio de Janeiro.
Inscrições – A Proex abrirá inscrições para seleção dos estudantes da UFF que tenham interesse em participar desse programa nas áreas de saúde, meio ambiente e educação. As inscrições deverão ser feitas entre 27 de agosto e 10 de setembro na Secretaria da Proex, Rua Miguel de Frias, 9, 6º andar.

Pular para o conteúdo