Na segunda feira, 20 de agosto, depois de cinco anos, a primeira equipe de estudantes e professores da UFF embarcou, em vôo para Oriximiná, no Pará, onde a universidade mantém a Unidade Avançada José Verissimo (UAJV), à qual chegou na manhã seguinte. O grupo, formado por estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Química e do mestrado em Ciência Ambiental, viajou sob a coordenação do professor Marcos Frota, do Instituto de Biologia. Esse vôo, que partiu do Aeroporto do Galeão Velho, marca o início do Programa Oriximiná-Unidade Avançada na Amazônia Oriental a ser desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) na região.
Desde 2002 a UFF havia interrompido os vôos para a região. De acordo com o pró-reitor de Extensão, Sídio Machado, a retomada dos vôos foi possível devido à iniciativa do reitor Roberto Salles, que negociou diretamente com o comando da Universidade da Força Aérea (Unifa), transferindo a condução do processo para o pró-reitor de Extensão. A parceria UFF-Unifa permitirá o desenvolvimento de projetos nas áreas de saúde, meio ambiente e educação, que serão reunidos no programa sob a coordenação do pró-reitor. Para a sua execução, a Proex elaborou um plano de trabalho e definiu um cronograma de vôos mensais com o comando da Unifa.
A segunda equipe do programa viajará para Oriximiná em setembro, por volta do dia 20, quando a primeira equipe retornará ao Rio de Janeiro.
Inscrições – A Proex abrirá inscrições para seleção dos estudantes da UFF que tenham interesse em participar desse programa nas áreas de saúde, meio ambiente e educação. As inscrições deverão ser feitas entre 27 de agosto e 10 de setembro na Secretaria da Proex, Rua Miguel de Frias, 9, 6º andar.