O site do projeto de extensão “Afasta de Mim Este Cale-se”, coordenado pelo professor de jornalismo Alceste Pinheiro, está sendo atualizado pelas alunas Graciela Bittencourt, Maria Luiza Muniz e Renata Cunha. mensalmente são colocadas reportagens, entrevistas, textos acadêmicos relacionados à ditadura militar e depoimentos espontâneos sobre a violação dos direitos humanos com pessoas dos diversos segmentos da sociedade. O endereço é www.uff.br/proex/calese. Há também o blog para deixar sua opinião: http://afastaestecalese.blogspot.com.
O objetivo é construir uma ponte entre passado e presente, trazendo o debate para os dias atuais. Por meio da prática jornalística, o grupo amplia a troca de informações com a sociedade civil organizada, entidades, pesquisadores e profissionais especializados e também com vítimas.
A criação do site e do seu conteúdo surgiu a partir da publicação do livro “Afasta de mim este cale-se: um encontro de memórias e histórias sobre o regime militar”. Nele, alunos do professor João Baptista de Abreu colheram relatos com personagens reais que sofreram com a ditadura militar no país. A intenção do projeto é distribuir o livro, que tem 11 textos e um capítulo especial sobre memória e silêncio, em escolas públicas.