Notícia

Seminário sobre jurisdição administrativa será realizado na Faculdade de Direito

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Seminário Internacional Princípios Fundamentais e Regras Gerais da Jurisdição Administrativa será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da UFF. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com a UFF.
Como conferencistas, estarão presentes ao evento autoridades judiciais do Brasil, Alemanha, França, Portugal e Espanha. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raphael de Barros Monteiro Filho, presidente do STJ e do CJF, e Fernando Gonçalves, coordenador-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ/CJF, participam da abertura. A conferência inaugural será proferida pelo ministro do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, Siegfried Bross.
O seminário, parte do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Público, que o CEJ/CJF e a UFF oferecem a juízes federais, é gratuito e destinado a aproximadamente 200 participantes. Quarenta e cinco vagas foram reservadas aos juízes alunos do curso de pós-graduação e 70 a alunos da Faculdade de Direito da UFF. As vagas remanescentes (85) serão distribuídas aos demais magistrados e à comunidade jurídica interessada.
O tema jurisdição administrativa, denominação relacionada na Europa com a atuação judicial sobre as causas de direito administrativo, vem sendo alvo de pesquisas na UFF pelo Grupo de Pesquisa Efetividade da Jurisdição (GPEJ/CNPq), no âmbito do projeto Jurisdição das Causas de Interesse Público, Aspectos Nacionais e Transnacionais, desenvolvido em conjunto com a entidade alemã Deutsche Hochschule für Verwaltungswissenschaften Speyer (Escola Superior Alemã de Ciências da Administração Pública), com financiamento da Deutsche Forschungsgemeinschaft, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho da Justiça Federal (CJF).
O projeto de pesquisa objetiva a determinação dos princípios fundamentais e regras gerais da jurisdição administrativa, por meio de análise comparada entre os sistemas monista e dualista da jurisdição das causas de interesse público. No Brasil, o direito processual civil é aplicável, indistintamente, aos litígios de direito privado e aos de direito público, isto é, não há no país uma legislação que regule especificamente os litígios de direito público. O seminário promoverá a discussão sobre experiências doutrinárias, judiciais e políticas dos países que adotaram, há décadas, o sistema de tutela judicial administrativa e um código processual para processos de jurisdição administrativa.
A Faculdade de Direito da UFF fica na Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói.

Pular para o conteúdo