Mais de 20 conselheiros do Conselho Universitário reuniram-se na última quarta-feira, 16 de agosto, para discutir o processo de escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFF. A reunião não foi uma sessão oficial do Conselho, que havia sido convocado para a mesma data e posteriormente adiado pelo reitor Cícero Rodrigues para o dia 23.
Após a reunião, um grupo de cerca de 15 pessoas, entre diretores de centro e de unidade e representantes dos segmentos técnico-administrativo e estudantil foi recebido pelo reitor. O grupo propôs a redação de um documento em defesa da legitimidade do processo de escolha da UFF e que demonstre que este tem apoio das representações universitárias. A proposta é encaminhar o documento à Justiça Federal e ao Ministério da Educação (MEC).
A lista tríplice a ser encaminhada ao MEC deverá ser feita pelos Conselhos Superiores – Universitário, de Ensino e Pesquisa e de Curadores -, mas sua votação está impedida devido a uma liminar concedida pela 2ª Vara Federal de Niterói. A ação foi apresentada ao Ministério Público Federal, no dia 4 de maio, por um grupo de 22 professores dos institutos de Biologia e Química, alegando irregularidades no processo de consulta à comunidade da UFF para os cargos de reitor e vice-reitor.