Notícia

Biblioteca Central do Gragoatá abriga exposição ‘Resíduos e Memória’

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

No mês de agosto, o Centro de Memória Fluminense (CMF) promove a exposição “Resíduos e Memória”, reunindo materiais de cunho histórico e cultural arrecadados pelo projeto de extensão Coleta Seletiva de Lixo. A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, no primeiro andar da Biblioteca Central do Gragoatá. Algumas raridades podem ser encontradas, como uma biografia de Duque de Caxias, uma publicação imperial das “Ordens do Dia da Guerra do Paraguai”, o livro “História Geral da Bolívia”, dentre outras. O CMF pretende estabelecer contato com instituições afins, como museus e associações brasileiras ou regionais de cartofilia, para que auxiliem na identificação, avaliação, valorização e armazenamento desses materiais.
O projeto Coleta Seletiva de Lixo é coordenado pelo professor aposentado da UFF Emílio Maciel Eigenheer e funciona no bairro de São Francisco. O trabalho, como alternativa ecologicamente correta, desvia resíduos sólidos do seu destino em aterros sanitários ou lixões a partir da recuperação de materiais recicláveis. Está atrelado ao Centro Comunitário de São Francisco, que se encarrega da manutenção do projeto, contratação de pessoal, venda dos materiais e aplicação dos recursos obtidos.
A seleção mais apurada, com a preocupação de reunir objetos que possuam valor histórico e cultural, vem ocorrendo há cerca de dez anos. A bibliotecária Maria José Fernandes, juntamente com bolsistas do curso de Biblioteconomia e Documentação, organizou um catálogo com esse material diferenciado advindo da coleta seletiva para que colecionadores e instituições interessadas possam escolher e comprar. A renda é revertida para o Centro Comunitário de São Francisco. Atualmente, o material compõe a mostra Resíduos e Memória.

Pular para o conteúdo