A aluna do bacharelado em Biologia Marinha, Camila Lobo Teixeira, ganhou o prêmio de melhor pôster no 13º Congresso Internacional de Bioincrustação e Corrosão Marinha, realizado entre 23 e 28 de julho, no Hotel Gloria, Rio de Janeiro. O evento reuniu 151 pesquisadores de 30 países.
O trabalho, intitulado “Indução do estabelecimento de mexilhões Perna perna em coletores artificiais de sementes tratados com produtos naturais da alga marinha Stypopodium zonale”, conseguiu aumentar em quase o dobro a eficácia de coletores artificiais de “sementes” (mexilhões juvenis, pequenos, usados para iniciar um ciclo de cultivo de mexilhões e geralmente coletados de bancos naturais nos costões rochosos) através da utilização de um extrato de uma alga do litoral, o que pode aumentar a produtividade da mitilicultura no país e ajudar a preservar os bancos naturais desta espécie nos costões.
O pôster foi desenvolvido em co-autoria com os professores Bernardo Antonio Perez da Gama, Renato Crespo Pereira, Valeria Laneuville Teixeira, do Departamento de Biologia Marinha, e Angelica Ribeiro Soares, do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé da UFRJ (Nupem).