A Universidade Federal Fluminense, em convênio com o Ministério da Educação (MEC), criará um pólo universitário no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O acordo assegura a criação de espaço físico próprio e de diversos cursos, além da contratação de professores e técnico-administrativos. Para o projeto foram destinados R$ 7 milhões. A UFF já mantém na cidade a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica (EEIM), oferecendo os cursos de Engenharia Metalúrgica, Mecânica e de Produção. O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa amanhã, 2 de agosto, às 16h, de cerimônia promovida pela UFF na EEIM.
Na solenidade serão apresentados os resultados do projeto Diagnose da Demanda Regional para Formação Inicial e Continuada, na EEIM, Avenida dos Trabalhadores, 420, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, Rio de Janeiro. Também são esperados o secretário de Ensino Superior, Nelson Maculan Filho, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, dentre outras autoridades.
Cursos e vestibular – Neste ano serão criados os cursos de Administração e de Engenharia de Agronegócios, que integrarão os já existentes na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda. Um vestibular à parte do vestibular da UFF será realizado para estes dois cursos, com inscrições que vão até 5 de agosto, podendo ser feitas pela internet. O valor é de R$ 70.
Concurso para professores – Com a criação dos novos cursos, a UFF abre concurso para professor adjunto para o Pólo Universitário de Volta Redonda. São oferecidas 30 vagas. As inscrições podem ser efetuadas até 31 de agosto, na Comissão Permanente de Concurso para Magistério Superior e Médio (Copemag) da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. As provas serão realizadas em outubro.
Expansão – O convênio é fruto do evento “Diálogo da Concertação” realizado pelo MEC no município, em novembro de 2003, como parte da política educacional do governo que pretende motivar o diálogo com a sociedade para o dimensionamento de pontos críticos. A partir disso, em 2005, o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, encaminhou ao MEC o projeto de criação do pólo. Está prevista ainda a criação dos cursos de Administração de Mercados e Produção e Serviços, em 2006, e de Psicologia da Educação e do Trabalho, em 2007. A expectativa é que o pólo conte com 2,8 mil alunos.