Notícia

UFF cria Pólo Universitário em Volta Redonda com presença do ministro da Educação

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Universidade Federal Fluminense, em convênio com o Ministério da Educação (MEC), criará um pólo universitário no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O acordo assegura a criação de espaço físico próprio e de diversos cursos, além da contratação de professores e técnico-administrativos. Para o projeto foram destinados R$ 7 milhões. A UFF já mantém na cidade a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica (EEIM), oferecendo os cursos de Engenharia Metalúrgica, Mecânica e de Produção. O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa amanhã, 2 de agosto, às 16h, de cerimônia promovida pela UFF na EEIM.

Na solenidade serão apresentados os resultados do projeto Diagnose da Demanda Regional para Formação Inicial e Continuada, na EEIM, Avenida dos Trabalhadores, 420, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, Rio de Janeiro. Também são esperados o secretário de Ensino Superior, Nelson Maculan Filho, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques, dentre outras autoridades.

Cursos e vestibular – Neste ano serão criados os cursos de Administração e de Engenharia de Agronegócios, que integrarão os já existentes na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda. Um vestibular à parte do vestibular da UFF será realizado para estes dois cursos, com inscrições que vão até 5 de agosto, podendo ser feitas pela internet. O valor é de R$ 70.

Concurso para professores – Com a criação dos novos cursos, a UFF abre concurso para professor adjunto para o Pólo Universitário de Volta Redonda. São oferecidas 30 vagas. As inscrições podem ser efetuadas até 31 de agosto, na Comissão Permanente de Concurso para Magistério Superior e Médio (Copemag) da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. As provas serão realizadas em outubro.

Expansão – O convênio é fruto do evento “Diálogo da Concertação” realizado pelo MEC no município, em novembro de 2003, como parte da política educacional do governo que pretende motivar o diálogo com a sociedade para o dimensionamento de pontos críticos. A partir disso, em 2005, o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, encaminhou ao MEC o projeto de criação do pólo. Está prevista ainda a criação dos cursos de Administração de Mercados e Produção e Serviços, em 2006, e de Psicologia da Educação e do Trabalho, em 2007. A expectativa é que o pólo conte com 2,8 mil alunos.

Pular para o conteúdo