Notícia

Rio das Flores se torna, amanhã, uma Cidade Digital

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Assim como toda cidade tem redes de água, esgoto e energia elétrica, Rio das Flores tem, a partir de agora, uma rede de transmissão de voz e dados em banda larga, o que possibilita qualidade e rapidez na circulação de informações.

Sob coordenação da UFF, a rede será inaugurada amanhã (01/09), com a presença da governadora Rosinha Matheus, tornando, a partir daí, todo cidadão de Rio das Flores apto a se conectar em alta velocidade com a Internet, a partir de um pagamento mensal de R$ 35,00.
Serão entregues, de imediato, um terminal volante, telecentros, laboratórios em escolas, terminais de atendimento em centros de saúde, quiosques em diversos pontos da cidade e kits comunitários para serem instalados nas casas. Os kits se compõem de sistemas sem fio para serem instalados nos computadores pessoais, possibilitando a conexão com Internet.
Novo conceito de acesso universal
Segundo o professor Franklin Coelho, da faculdade de economia da UFF e coordenador do projeto, a idéia central da cidade digital foi sair da inclusão digital sempre pensada no formato ponto-a- ponto e introduzir o conceito de acesso universal.
A implantação desse sistema, além dos ganhos evidentes para o cidadão comum, pequenos comerciantes e empresários, ainda cria um campo enorme de atividades no campo da educação, segundo o professor Franklin, como os cursos de educação e de capacitação profissional à distância.
Rio das Flores, com uma população de pouco mais de oito mil habitantes, é a segunda cidade digital do estado. Piraí, a primeira, ganhou, em 2004, o prêmio latino-americano de cidade digital.
No Canadá, onde o projeto já existe, o governo propõe uma parceria entre cidades digitais do mundo todo.

Pular para o conteúdo