Assim como toda cidade tem redes de água, esgoto e energia elétrica, Rio das Flores tem, a partir de agora, uma rede de transmissão de voz e dados em banda larga, o que possibilita qualidade e rapidez na circulação de informações.
Sob coordenação da UFF, a rede será inaugurada amanhã (01/09), com a presença da governadora Rosinha Matheus, tornando, a partir daí, todo cidadão de Rio das Flores apto a se conectar em alta velocidade com a Internet, a partir de um pagamento mensal de R$ 35,00.
Serão entregues, de imediato, um terminal volante, telecentros, laboratórios em escolas, terminais de atendimento em centros de saúde, quiosques em diversos pontos da cidade e kits comunitários para serem instalados nas casas. Os kits se compõem de sistemas sem fio para serem instalados nos computadores pessoais, possibilitando a conexão com Internet.
Novo conceito de acesso universal
Segundo o professor Franklin Coelho, da faculdade de economia da UFF e coordenador do projeto, a idéia central da cidade digital foi sair da inclusão digital sempre pensada no formato ponto-a- ponto e introduzir o conceito de acesso universal.
A implantação desse sistema, além dos ganhos evidentes para o cidadão comum, pequenos comerciantes e empresários, ainda cria um campo enorme de atividades no campo da educação, segundo o professor Franklin, como os cursos de educação e de capacitação profissional à distância.
Rio das Flores, com uma população de pouco mais de oito mil habitantes, é a segunda cidade digital do estado. Piraí, a primeira, ganhou, em 2004, o prêmio latino-americano de cidade digital.
No Canadá, onde o projeto já existe, o governo propõe uma parceria entre cidades digitais do mundo todo.