Notícia

Produção Cultural realiza o 1º Simpósio de Empreendedorismo em Cultura

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Estimular a transformação da arte e cultura em bons negócios é a grande proposta do 1º Simpósio de Empreendedorismo em Cultura, uma iniciativa do curso de Produção Cultural, que traz nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, no Centro Cultural da Justiça Federal, Avenida Rio Branco 241 na Cinelândia, um conjunto de palestras e debates sobre os diversos aspectos da produção cultural.

Com nomes já consagrados como Déborah Sztajnberg, mestre em Direito e especialista em Gerência na Indústria do Entretenimento, e Luis Carlos Prestes Filho, ex-subsecretário de Estado de Cultura do RJ, o simpósio comemora os 10 anos da graduação em Produção Cultural da UFF, o primeiro curso voltado para cultura reconhecido no país. Além disso, o evento tem como objetivo trazer a melhor prática empresarial aos profissionais que já atuam no mercado brasileiro da cultura e aos jovens que se preparam para nele ingressar.

O simpósio foi idealizado pelas alunas Karla Ollie, Fernanda Alves e Larissa Bery do curso de Produção Cultural, junto ao professor Dennis Hanson, que ministra a disciplina Marketing Cultural na universidade. “A iniciativa dos alunos visa estruturar uma área da cultura ainda muito defasada, que é a gestão de negócios culturais”, explica Karla.

O tema foi escolhido visando trazer a melhor prática empresarial aos profissionais que já atuam no mercado cultural brasileiro e aos jovens que se preparam para nele ingressar. Segundo o presidente da Brasil Connects, João Carlos Veríssimo, “nos últimos dois anos, o crescimento médio dos investimentos das empresas em ações culturais foi de 25% ao ano”.

O simpósio traz uma programação vasta, com palestras e debates ao longo de todo o dia. Os intervalos serão marcados por produções artísticas como exibição de curtas, concertos e esquetes teatrais elaborados ou produzidos pelos universitários, garantindo o clima de comemoração dos 10 anos de Produção Cultural na UFF. Temas como a organização da indústria cultural, cultura como desenvolvimento e investimento no mercado cultural, serão abordados.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.uff.br/sempcultura, que é também um centro de referência e informação para discussões na área da cultura.

Pular para o conteúdo